Parque Termal do Peso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Termal do Peso
250px
Cidade Paderne, Melgaço
Buvete da Fonte Principal, desenhada pelo Engenheiro Luís Couto dos Santos, terminada em 1915
Agua de Melgaco.jpg

Localizada num dos mais belos recantos do Norte português, o Parque Termal do Peso ou Estância Termal de Melgaço situa-se na freguesia de Paderne, lugar do Peso, entre Monção e Melgaço - Fronteira de S. Gregório.

A história documentada das Termas foi iniciada com o primeiro registo no município de Melgaço em 1884. Em 1885, engarrafaram-se as primeiras águas, tendo Adriano Cândido Moreira solicitado, quatro anos depois, licença para a sua aplicação terapêutica.

A água é mineralizada, gasocarbónica, bicarbonatada, cálcica/magnesiana e ferruginosa, com uma temperatura de 15°C e pH de 6.

As termas de Melgaço estão indicadas no tratamento da diabetes de maturidade e hipercolesterolemia.

Actualmente a exploração e engarrafamento de água é propriedade da Unicer que em 2007 engarrafou 116 mil litros de água, dos quais perto de um terço seguiu para exportação.

Actualidade[editar | editar código-fonte]

A 24 de Setembro de 2009, a Câmara Municipal de Melgaço e a Unicer, através da empresa VMPS – Águas e Turismo, S.A., celebraram um Protocolo de Colaboração que visou a reabilitação e a reabertura da Estância Termal do Melgaço.

No acordo, o Município de Melgaço ficou responsável pela gestão do parque termal até 2035 com possível prorrogação até 2045.

No Verão de 2010 os espaços exteriores já estiveram em processo de melhoria e com funcionamento de um café.

Em Janeiro de 2011 foi constituída a empresa "Cura Aquae - Termas de Melgaço E. M.", com 51 % do capital do município de Melgaço e o grupo de construção Casais, para a recuperação das termas.

A fonte número 2 deverá ser transformada em museu termal. O balneário foi recuperado, mantendo a traça que o caracteriza, e a construção de uma piscina, alimentada pelas águas minerais.

Em Janeiro de 2013 entrou em funcionamento o SPA termal do Peso.

A Unicer, por seu lado, mantém a exploração da unidade fabril, a concessão de exploração, captação e engarrafamento das águas minerais naturais gasocarbónicas de Melgaço, bem como a propriedade de todos os bens imóveis aí existentes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Parque Termal do Peso
Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.