Parque Urbano da Pasteleira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Parque Urbano da Pasteleira
Localização Porto
País Portugal
Tipo Público
Área 8,11 ha
Administração Câmara Municipal do Porto
Coordenadas 41° 9' 6" N 8° 39' 35" O
Parque Urbano da Pasteleira está localizado em: Porto
Parque Urbano da Pasteleira

O Parque Urbano da Pasteleira é um parque público localizado na freguesia de Lordelo do Ouro, na cidade do Porto, em Portugal.

Estende-se por uma extensa área (7 hectares) de mata, dividido em duas parcelas pela rua de Afonso de Paiva, ligadas por três pontões em madeira. A mata, exemplo que resta da vegetação natural da área do Porto é constituída essencialmente por pinheiros bravos e sobreiros, sendo que se prevê também o enriquecimento da vegetação pela plantação de árvores e arbustos da flora portuguesa e também espécies exóticas.[1]

O parque é enquadrado pelas ruas de Diogo Botelho, Gomes Eanes de Azurara e de Bartolomeu Velho.

Em 2009 foi criada uma ciclovia com cerca de 2 km ligando o parque da Cidade ao parque da Pasteleira[2], e deste, uma outra que o ligou à ciclovia da marginal que vai da Foz à Ponte D. Luís.[3]

Espécies presentes no parque[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Parque Urbano da Pasteleira». CMP. Consultado em 17 de fevereiro de 2011. 
  2. «Aprovada ciclovia entre Parque da Cidade e Pasteleira». IOL. 8 de setembro de 2009. Consultado em 17 de fevereiro de 2011. 
  3. «Câmara do Porto quer ciclovia entre Parque da Cidade e da Pasteleira». 4 de setembro de 2009. Consultado em 17 de fevereiro de 2011. 
  4. «Parque da Pasteleira / Mata da Pasteleira». SIPA / IHRU. 2006. Consultado em 17 de fevereiro de 2011. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Espaços Verdes, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.