Parque da Cachoeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Entrada Parque da Cachoeira, pela ponte do Passo do Inferno.

29° 16' 29" S 50° 44' 17.8" O O Parque da Cachoeira é uma reserva ecológica, e área de preservação ambiental, licenciada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler, estando dentro da APP de conservação ambiental permanente do Rio Santa Cruz/RS.

Está situado no encontro dos rios Cará e Santa Cruz onde encontra-se a antiga Ponte de Ferro do Passo do Inferno, local que até hoje é conhecido pelo nome de "Passo do Inferno", por onde as caravanas de viajantes atravessavam o rio Santa Cruz. A Ponte foi construída pelo exército brasileiro com objetivo único de extração da madeira araucária.

Outra construção de grande importância foi a Usina Hidrelétrica da Toca, inaugurada por Getúlio Vargas em 1930 que é a primeira usina hidrelétrica do Rio Grande do Sul. Nos dias de hoje administrada pela CEEE(Companhia de Energia Elétrica do Estado do RS).

O Parque está localizado no km 10 da RS 476, junto à histórica ponte de ferro, a 18 km de Canela e a 35 km do centro de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.

Período do verão e escassez das chuvas facilitam a caminhada sobre o leito do Rio Santa Cruz.
Cachoeira do Rio Cará no Parque da Cachoeira.
Local da união dos rios Cará e Santa Cruz. Ao fundo ponte de ferro de 1935.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Clima

Esta região pertence à zona climática Cfb, segundo a classificação do clima de Köppen. Tal tipo climático se caracteriza por ser um clima subtropical úmido temperado. No verão, temperatura amena, em torno de 22°C, com alguns dias mais quentes, mas com noites sempre agradáveis, moderadas pelo ar das montanhas e dos bosques. Os invernos podem ser rigorosos com temperaturas abaixo de 0°C, fortes geadas e ocasionais nevadas.

Relevo

Localizado na Serra Gaúcha mais precisamente na Região das Hortênsias. Possui relevo bastante acidentado com 670 metros de altitude. A combinação deste relevo com a hidrografia abundante proporciona vales e cachoeiras.

Vegetação

A vegetação típica do Parque é a mata de araucárias, entretanto, nos locais mais baixos, encontramos também a mata atlântica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]