Parque da Cachoeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2011)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Entrada Parque da Cachoeira, pela ponte do Passo do Inferno.

29° 16' 29" S 50° 44' 17.8" O O Parque da Cachoeira é uma reserva ecológica, e área de preservação ambiental, licenciada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler, estando dentro da APP de conservação ambiental permanente do Rio Santa Cruz/RS.

Está situado no encontro dos rios Cará e Santa Cruz onde encontra-se a antiga Ponte de Ferro do Passo do Inferno, local que até hoje é conhecido pelo nome de "Passo do Inferno", por onde as caravanas de viajantes atravessavam o rio Santa Cruz. A Ponte foi construída pelo exército brasileiro com objetivo único de extração da madeira araucária.

Outra construção de grande importância foi a Usina Hidrelétrica da Toca, inaugurada por Getúlio Vargas em 1930 que é a primeira usina hidrelétrica do Rio Grande do Sul. Nos dias de hoje administrada pela CEEE(Companhia de Energia Elétrica do Estado do RS).

O Parque está localizado no km 10 da RS 476, junto à histórica ponte de ferro, a 18 km de Canela e a 35 km do centro de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul.

Período do verão e escassez das chuvas facilitam a caminhada sobre o leito do Rio Santa Cruz.
Cachoeira do Rio Cará no Parque da Cachoeira.
Local da união dos rios Cará e Santa Cruz. Ao fundo ponte de ferro de 1935.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Clima

Esta região pertence à zona climática Cfb, segundo a classificação do clima de Köppen. Tal tipo climático se caracteriza por ser um clima subtropical úmido temperado. No verão, temperatura amena, em torno de 22°C, com alguns dias mais quentes, mas com noites sempre agradáveis, moderadas pelo ar das montanhas e dos bosques. Os invernos podem ser rigorosos com temperaturas abaixo de 0°C, fortes geadas e ocasionais nevadas.

Relevo

Localizado na Serra Gaúcha mais precisamente na Região das Hortênsias. Possui relevo bastante acidentado com 670 metros de altitude. A combinação deste relevo com a hidrografia abundante proporciona vales e cachoeiras.

Vegetação

A vegetação típica do Parque é a mata de araucárias, entretanto, nos locais mais baixos, encontramos também a mata atlântica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]