Parque da Cidade (Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Parque Natural Municipal da Cidade
Localização Rio de Janeiro, Brasil Brasil
Tipo Público
Área 470 000 metros quadrados
Administração Prefeitura do Rio de Janeiro
Palmeiras no Parque da Cidade

O Parque da Cidade, também conhecido como Parque da Gávea[1][2], é uma Unidade de Conservação Municipal localizada no bairro da Gávea, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

De início uma propriedade particular, abrigava a residência de verão do Marquês de São Vicente, José Antônio Pimenta Bueno, construída em 1809. A casa situava-se em local mais elevado, aos fundos do parque, onde atualmente funciona o Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro. Em 1939, a família Guinle repassou o imóvel ao governo do Distrito Federal, que, então, determinou sua conversão em parque público.

Em 1948, na gestão do Prefeito Ângelo Mendes de Moraes, o Museu foi transferido para o Parque da Cidade. O museu possui obras de arte que contabilizam cerca de 24.000 peças. O acervo é composto por obras de artistas como Visconti, Thomas Ender, Antonio Parreiras, Armando Vianna, Augusto Malta e Marc Ferrez, além dos acervos dos prefeitos Pereira Passos, Pedro Ernesto, Carlos Sampaio e Cesar Maia.[3]

Características[editar | editar código-fonte]

Localizado no bairro da Gávea, estende-se por 470 000 metros quadrados, até as proximidades do Parque Nacional da Tijuca, com o qual compõe uma grande área de proteção ambiental.

Parte do território é ocupada por mata fechada, e o restante, por um amplo parque ajardinado a céu aberto, serpenteado por um córrego represado – o que levou à formação de um lago e uma pequena ilha. É dotado de relevo íngreme e de ladeiras escarpadas, sobre as quais se adensa uma cobertura vegetal de porte considerável.

Acesso ao Parque[editar | editar código-fonte]

O parque fica no final da rua Santa Marinha, no alto da Gávea, ao lado da comunidade do Parque da Cidade. A Santa Marinha faz esquina com a Rua Marquês de São Vicente. Pode-se acessar o parque por carro próprio ou táxi, e também saltar no ponto final da linha de ônibus urbanos Troncal 5, que sai da Central do Brasil, e subir a rua a pé.[4]

Referências

  1. Rio de Janeiro. Disponível em http://www.oriodejaneiro.net/parque-da-cidade.htm. Acesso em 4 de abril de 2013.
  2. Guia da semana. Disponível em http://www.guiadasemana.com.br/rio-de-janeiro/turismo/parques/parque-da-cidade. Acesso em 4 de abril de 2013.
  3. «Museus - prefeitura.rio». www.rio.rj.gov.br. Consultado em 21 de maio de 2018. 
  4. «Parque da Cidade - Rio de Janeiro»