Paróquia (divisão administrativa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Parroquia)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Paróquia (desambiguação).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Paróquia é uma divisão administrativa usada por diversos países. Na Inglaterra e no estado da Louisiana Estados Unidos, às vezes é chamada de paróquia civil para distingui-la da paróquia religiosa.

Na Austrália, os estados de Nova Gales do Sul, Queensland, Victoria e Tasmânia, como na Irlanda, ainda existem paróquias civis, mas apenas como obsoletas (e obscuras) referências geográficas, utilizada quase exclusivamente em documentos legais relacionados com títulos de terras, consulte divisões cadastrais da Austrália.

Paróquias sobrevivem como unidades administrativas válidas em vários outros países da Comunidade das Nações como Granada (veja Paróquias de Granada).

Na Noruega, o Governo Local Ato 1837 dividiu o país em municípios e paróquias civis. As paróquias civis tinham um número muito reduzido de funções, no século XX (principalmente a manutenção da igreja), e foram abolidas em 1950. As paróquias são ainda subdivisões da Igreja da Noruega.

Em Portugal, existem 3091 paróquias civis (oficialmente conhecidas como freguesias). Estas resultaram da transformação, a começar pela reforma administrativa de 1836, de religiosos nas unidades civis. Paróquias civis têm funcionários eleitos, e entre as suas funções são estradas locais, creches, reforma de casas, parques e cemitérios. [carece de fontes?] Embora coincidam na esmagadora maioria dos casos, paróquias religiosas podem, ou não, coincidir com paróquias civis, geograficamente. Antes de 2013, Portugal tinha 4260 freguesias, tendo este número sido reduzido para 3091, no decurso da reorganização administrativa de 2013. Esta reorganização, essencialmente baseada num processo de união de freguesias contíguas pouco populosas (e, por isso, com orçamentos reduzidos), teve em vista uma redução de custos estatais (resultante da redução de cargos públicos) e a criação de freguesias mais capazes financeiramente e, portanto, mais dinâmicas e mais eficientes.

Países com paróquias como entidade subnacionais[editar | editar código-fonte]

O Parish Hall de S. Clemente, sede da administração municipal de Jersey
País ou território Nome do local
Andorra Parròquia
Antígua e Barbuda Paróquia
Austrália Paróquia
Barbados Paróquia
Bermudas Paróquia
Canadá: New Brunswick Paróquia
Canadá: Quebec Paróquia municipal
Cabo Verde Freguesia
Croácia Županija
Dominica Paróquia
Equador Parroquia
Estónia Vald
Granada Paróquia
Guernsey Paróquia
Irlanda Paróquia Civil
Jamaica Paróquia
Jersey Paróquia
Letónia Pagasts
Louisiana Paróquia
Macau Freguesia / 堂區
Montserrat Paróquia
Portugal Freguesia
Romênia sat
Saint Kitts e Nevis Paróquia
São Vicente e Granadinas Paróquia
Espanha Parroquia
Suécia Paróquia
Reino Unido: Inglaterra Paróquia civil
Reino Unido: Irlanda do Norte Paróquia civil
Reino Unido: Escócia Paróquia civil
Reino Unido: País de Gales Comunidade
Estados Unidos: Louisiana Paróquia
Venezuela Paróquia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]