Participação especial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vin Diesel durante sua participação especial em 'Pacifier', em Munique, Abril de 2005

Participação Especial, por vezes também usado sua versão em inglês Featuring e suas abreviações (Feat. ou Ft.),[1] é uma terminologia usada no mundo das artes (cinema,[2] televisão e música[3]) para informar que alguma celebridade esta participando daquela obra, mas num papel secundário.[4] Como exemplo, pode-se citar a participação especial de atores famosos em dublagens de filmes estrangeiros, como a que o Bussunda fez em Shrek.

Este termo é mais comumente usado no mundo da música,[3] especialmente no RAP, no R&B, no Funk Carioca, ou ainda na música eletrônica. Na música eletrônica isso é muito comum, uma vez que os DJs que compõem as melodias às vezes usam a voz de um ou outro artista para cantar sua composição.

Uso do termo na música[editar | editar código-fonte]

Na musica, os termos Participação Especial, ou Featuring e sua abreviação Ft., são usados da seguinte forma[5]:

  • Um artista ainda desconhecido para o público em geral pode ser introduzido ou ganhar notoriedade através de apresentações com artistas de maior fama. Ex: A participação do filho do Marcelo D2 em sua música "Loadeando". Assim, no encarte do álbum aparece: "Loadeando (Ft. Stephan)".
  • Durante uma apresentação, artistas reconhecidos (que facilitam a venda de músicas) são frequentemente mencionados. Ex: A participação que a Ivete Sangalo fez no Acústico MTV - Sandy e Junior.
  • Um artista pode ser mencionado na capa de um registro em um país onde ele é apreciado e "esquecido" em outro país onde ele é modestamente reconhecido ou apreciado.
  • Durante um show, um músico local é convidado para fazer uma participação especial numa música que na versão de estúdio foi gravada por um convidado de outro país. Ex: A banda Maná, quando foi tocar a música Corazón Espinado no Rock in Rio, convidou o guitarrista brasileiro Andreas Kisser para tocá-la. A versão de estúdio desta música foi gravada com a participação especial do guitarrista mexicano Carlos Santana.

Atualmente a apresentação entre artistas reconhecidos está se multiplicando, muitas vezes favorecida por gravadoras que esperam alcançar facilmente as vendas combinando os respectivos públicos de cada artista.

Outros exemplos[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser bastante comum o uso do termo no mundo da música, é possível expandir o uso deste termo para outros campos.

  • Televisão - A participação especial que o ator Hector Bonilla fez em um dos episódios do seriado Chaves.
  • Jogos Eletrônicos - Um exemplo de "participação especial" nos jogos eletrônicos ocorreu quando o personagem Kratos, da franquia God of War, participou de um dos jogos da franquia Mortal Kombat.
  • Cinema - pode-se citar como exemplo o filme Space Jam, onde jogadores famosos da NBA (como Michael Jordan, por exemplo) fizeram uma participação especial no filme.
  • Revistas em Quadrinhos (HQs) - Quando super-heróis de outras franquias fazem aparições nas histórias de outros super-heróis;

Referências

  1. influx.com.br/ O que significa "feat." nos títulos de música?
  2. einerd.com.br/ Melhores Participações Especiais dos Filmes de Super-Heróis
  3. a b latinpopbrasil.com.br/ Featuring: artistas que mais participam das músicas dos outros
  4. esportes.estadao.com.br/ Participação especial de ...
  5. Edwards, Mark (22 de novembro de 2007). «Voices Find Gilt by Association». The Australian