Partido dos Aposentados da Nação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Partido dos Aposentados da Nação
Número eleitoral 26
Presidente Osmar Lins
Fundação 22 de novembro de 1995
Registro 19 de fevereiro de 1998
Dissolução 5 de outubro de 2007
Ideologia Defesa da classe dos aposentados
Cores       Verde

      Amarelo

      Azul

Política do Brasil
Partidos políticos
Eleições

O Partido dos Aposentados da Nação (PAN) foi um partido político brasileiro, fundado em 22 de novembro de 1995. Foi um partido classista, estruturado para defender a classe dos aposentados. Seu código eleitoral foi o 26.

A figura mais conhecida do partido era seu presidente, Osmar Lins, que se tornou conhecido nas campanhas políticas com o chavão "Peroba neles!", usado em suas campanhas eleitorais desde 2000, contra os políticos "cara-de-pau". Em 2006, na campanha para deputado estadual, obteve poucos expressivos 60 322 votos, terminando em 79º lugar. No mesmo ano, elegeu 4 deputados federais: Cléber Verde, pelo estado do Maranhão (foi para o PRB), Jurandyr Loureiro, pelo Espírito Santo, Hidekazu Takayama, pelo Paraná e Silas Câmara, pelo Amazonas (filiaram-se, posteriormente, ao PSC).

Em 5 de outubro de 2007, o PAN foi oficialmente incorporado ao PTB, como forma de não incluir nenhuma das duas siglas na cláusula de barreira.

Na eleição presidencial de 1998, chegou a lançar João Olivar Farias como presidenciável, porém a candidatura foi retirada e o partido decidiu apoiar Ciro Gomes.