Partisans iugoslavos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Partisans iugoslavos.

Os partisans iugoslavos ou partisans jugoslavos foram um movimento de resistência cujo principal objetivo era combater e desestabilizar as forças do Eixo na Jugoslávia de 1941 até 1945. É considerado um dos maiores movimentos de resistência armada às forças do eixo, rivalizando com o Armia Krajowa da Polónia.

O movimento se originou após a invasão da Iugoslávia, quando forças alemãs, italianas e húngaras invadiram o reino da Iugoslávia em 6 de abril de 1941. Liderado pelo partido comunista da Iugoslávia, o movimento foi encabeçado por Josip Broz Tito e lutou tanto contra as forças armadas do eixo quanto com colaboracionistas locais.

Criação do movimento e início das operações[editar | editar código-fonte]

Após a derrota do reino da iugoslavia, as potencias do eixo decidiram pela desintegração de seu território e sua divisão em estados fantoches enquanto que outras partes do país seriam anexadas. Muitos movimentos já existiam na Iugoslávia, desde nacionalistas, fascistas e marxistas.

Comandante Tito, maio de 1942

Com a queda do poder central iugoslavo e a ida para o exílio da monarquia, esses movimentos reagiram de diversas maneiras à ocupação pelo eixo. Alguns, como os chetniks, colaboraram posteriormente com as forças ocupantes. Um desses movimentos se originou da decisão do partido comunista da Iugoslávia de começar um movimento armado, criando o destacamento de partisans iugoslavo pela liberação nacional (Junho de 1941 – Janeiro de 1942), mais tarde renomeado para Partisans pela liberação nacional e Exército de voluntários da Iugoslávia ( Janeiro de 1942 - Novembro de 1942), depois para Exército de liberação nacional e destacamentos de partisans iugoslávios (novembro de 1942 - 1945) e se transformou no exército padrão da Iugoslávia após a guerra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.