Passaporte albanês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Passaporte biometrico 2009
Passaporte em 2002-2010

O passaporte albanês (Pasaporta shqiptare) é um documento de viagem e identidade, é emitido a cidadãos que são nacionais da Albânia, e permite que vão ao estrangeiro. A autoridade responsável para emitir é o Ministério de Interior. Desde 2009 a Albânia emite passaportes biometricos para seus cidadãos.

Aparência física[editar | editar código-fonte]

De 1991 até 1996 o passaporte era vermelho e não continha qualquer elemento de segurança se não um selo seco sobre a foto do titular. Os dados eram escritos à mão. De 1996 até 2002, o passaporte era marrom e teve os primeiros elementos de segurança como os dados imprimidos e a foto foi laminada. Os dados foram escritos por máquina. Os passaportes emitidos em 2002 e ainda em circulação têm condições de segurança excelentes e anti falsificando. A foto é impressa sobre a página e é respondido por lado e é UV reativo. O código alfanumérico no fundo da página de dados faz ele legível mesmo com um scanner óptico. Foi implementado microprinting, imagens holográficas, imagens visível só com luz de UV, filigree e outros detalhes.

Começando em 2009, o governo albanês, como parte de um projeto maior modernizar e trazer aos melhores padrões internacionais, começou emitir passaporte biometrico e o cartão de identificação biométrico para seus cidadãos. Estes passaporte, além de todas as características de segurança mencionaram acima de também contém um microchip enterrado em que são armazenados dados biométricos do possuidor tal como impressões digitais, a foto e firma. Os dados são extraídos da lasca com a tecnologia de RFID de rádio. Para receber este passaporte que você acaba de pagar no correio o preço de 50 euros e vai ao escritório de Registro de sua municipalidade onde a pessoa é fotografada, e são achadas todas as impressões digitais num ie digital de maneira sem tinta do uso. Os dados colecionados são enviados.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre a Albânia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.