Passo da Furka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Passo da Furka
Passo de montanha
Do lado Este
País Suíça
Região Alpes
Localidades mais próximas Uri/Valais
Altitude 2 429 m
Passo da Furka está localizado em: Suíça
Passo da Furka
Coordenadas 46° 34' 22" N 8° 24' 56" E
Vale do Ródano Oeste / Reuss Este
Notas: Inclinação segundo os Vales
Inclinação média 6.4 / 7,3 %
Inclinação max 6.4 / 7,3 %
Acesso: Estrada n. 19


Feixo Invernal entre Outubro-Maio

O passo da Furka, o Furkapass como é chamado em alemão, é um passo ou colo rodoviário que culmina a 2 429 de altitude no maciço de São Gotardo, Alpes suíços, e permite a ligação entre o vale do Ródano a Andermatt no Cantão de Uri.

Na encosta oeste, vindo de Oberwald, a estrada passa a uma centena de metros do glaciar do Ródano, a nascente do rio do mesmo nome. Até Gletsch, que se situa a 1 753 m, a estrada é a mesma que a do colo do Grimsel.

História[editar | editar código-fonte]

Depois da integração do Valais no Império Romano ( 15 A.C.), o Vale do Ródano fez parte da províncias de Récia até cerca do ano 100 D.C. e a ligação este-oeste pelos Alpes fazia-se principalmente pela Furka e passo do Oberalp, Na Alta Idade Média, o colo serviu de novo como fronteira entre as dioceses de Coira e Sion.

O comercio e a circulação são mencionados nos documentos de Urseren desde 1420 em relação ao Valais que importava sobretudo sal, e exportava além do vinho, cereais e peles.

Entre 1863 e 1866 a Furka foi empedrada de Oberwald até Hospental nos cantões de Uri e Valais. Favorecido com a abertura do Grimselpass em 1895, a circulação aumentou e o primeiro hotel foi aberto em Gletsch em 1830.

A sociedade Furka-Oberalp-Bahn (FO) fundada em 1925 terminou a linha de caminho de ferro Brigue-Gletsch-Disentis que a Confederação suíça havia feito só até Gletsch em 1915, e explorou-a até que foi aberto o Túnel de base da Furka em 1982. Com 15,35 km este túnel de caminho de ferro liga Oberwald no Valais a 1 368 m de altitude e Realp, no Cantão de Uri a 1 538 m.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Vista panorâmica

Referências