Passo das Pedras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Passo das Pedras
  Bairro do Brasil  
Localização
Unidade federativa  Rio Grande do Sul
Município Porto Alegre
Fonte: Lei Nº 12.112, de 22 de Agosto de 2016


Passo das Pedras é um bairro da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

O bairro foi criado oficialmente em 2016.[1] Ele faz divisa com os bairros Jardim Itú, Sarandi, Costa e Silva, Jardim Leopoldina, Mário Quintana, Morro Santana e Jardim Sabará.

Histórico[2][editar | editar código-fonte]

O Passo das Pedras possui este nome devido à nascente do arroio homônimo que corta o bairro. Diz-se que o arroio, que nasce no Morro Santana e deságua no rio Gravataí, cortando a antiga Estrada do Passo do Feijó (atual Avenida Baltazar de Oliveira Garcia), recebeu o nome de Passo das Pedras devido a existência de pedras que serviam de ponto de referência para aqueles que usavam o caminho como alternativa entre o norte de Porto Alegre e o Passo do Feijó,[3] atual cidade de Gravataí.

A partir da década de 1950, o povoamento do bairro tornou-se mais expressivo, ocorrendo basicamente em dois loteamentos: o Ingá (através da iniciativa privada) e o Passo das Pedras (através da iniciativa pública).

Características atuais[editar | editar código-fonte]

É um bairro residencial com a predominância de casas e alguns prédios. Possui duas escolas municipais (Pepita de Leão[4] e Presidente Vargas[5]), e uma escola de educação infantil (Érico Veríssimo). O campus da Faculdade Porto-Alegrense, uma instituição de ensino superior privada fundada em 1968, está localizado no bairro. Também possui dois mercados, que abastecem a população residente, e uma série de pequenos estabelecimentos comerciais.

O Passo das Pedras é um bairro de fácil localização e de proporção geográfica maior que muitos bairros oficiais de Porto Alegre.

Em 1963, os moradores se organizaram e fundaram a Associação dos Moradores e Amigos do Passo das Pedras,[6] que passou a manter uma estreita relação com o poder público, conquistando melhorias para o bairro. A demanda da água foi o ponto de partida.

Sua principal via é a Avenida Gomes de Carvalho. Os principais meios de transporte do bairro são as linhas de ônibus Passo das Pedras Aeroporto, Passo das Pedras Sertório e Passo das Pedras Cairú.

Limites Oficiais[editar | editar código-fonte]

O bairro Passo das Pedras foi oficializado com os seguintes limites: Ponto inicial e final: encontro da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia com Rua Tenente Ary Tarrago. Desse ponto segue pela Rua Tenente Ary Tarrago até a via projetada do Plano Diretor (Diretriz 1915), ponto de coordenada 30° 01'40"S  51° 07'46"W, segue por essa e por uma linha reta e imaginária até a Avenida Manoel Elias, por essa até a Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, por essa até a Rua Tenente Ary Tarrago, ponto inicial.

Referências

  1. PORTO ALEGRE, Lei nº 12112, de 22 de agosto de 2016. Cria, extingue, denomina e delimita os bairros que integram o território do Município de Porto Alegre e revoga as Leis [anteriores]. Diário Oficial de Porto Alegre.
  2. História dos bairros de Porto Alegre
  3. «HISTÓRIA DOS BAIRROS DE PORTO ALEGRE» (pdf). Consultado em 19 de Fevereiro de 2012 
  4. «Alunos da Escola Pepita de Leão participam dos Jogos Estudantis». 5 de Novembro de 2008. Consultado em 19 de Fevereiro de 2012 
  5. «ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PRESIDENTE VARGAS - PORTO ALEGRE». Consultado em 19 de Fevereiro de 2012 
  6. Bairro Passo das Pedras

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • FUNCK, Angelo Eduardo Bitencourt, et ali. Passo das Pedras. Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura EU/SMC, 2002 (Memória dos Bairros).

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]