Passo das Pedras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Passo das Pedras é um bairro da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

Criado em 2015, faz divisa com os bairros Jardim Itú , Morro Santana , Sarandi. Jardim Leopoldina e Jardim Planalto.

Histórico[1][editar | editar código-fonte]

O Passo das Pedras possui este nome devido a nascente de um arroio que corta o bairro. Diz-se que o arroio, que nasce no Morro Santana e deságua no rio Gravataí, cortando a antiga Estrada do Passo do Feijó (atual Avenida Baltazar de Oliveira Garcia), recebeu o nome de Passo das Pedras devido a existência de pedras que serviam de ponto de referência para aqueles que usavam o caminho como alternativa entre o norte de Porto Alegre e o Passo do Feijó,[2] atual cidade de Gravataí.

A partir da década de 1950, o povoamento do bairro tornou-se mais expressivo, ocorrendo basicamente em dois loteamentos: o Ingá (através da iniciativa privada) e o Passo das Pedras (através da iniciativa pública).

Características atuais[editar | editar código-fonte]

É um bairro residencial com a predominância de casas e alguns poucos prédios. Possui duas escolas municipais (Pepita de Leão[3] e Presidente Vargas[4]), e uma escola de educação infantil (Érico Veríssimo). O campus da Faculdade Porto-Alegrense, uma instituição de ensino superior privada fundada em 1968, está localizado no bairro. Também possui dois mercados, que abastecem a população residente, e uma série de pequenos estabelecimentos comerciais.

O Passo das Pedras é um bairro de fácil localização e de proporção geográfica maior que muitos bairros oficiais de Porto Alegre.

Em 1963, os moradores se organizaram e fundaram a Associação dos Moradores e Amigos do Passo das Pedras,[5] que passou a manter uma estreita relação com o poder público, conquistando melhorias para o bairro. A demanda da água foi o ponto de partida.

Sua principal via é a Avenida Gomes de Carvalho. Os principais meios de transporte do bairro são as linhas de ônibus Passo das Pedras Aeroporto, Passo das Pedras Sertório e Passo das Pedras Cairú.

Lei de limites de bairros - proposta 2013- 2014[editar | editar código-fonte]

O bairro Passo das Pedras foi oficializado com os seguintes limites: Ponto inicial e final: encontro da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia com Rua Tenente Ary Tarrago. Desse ponto segue pela Rua Tenente Ary Tarrago até a via projetada do Plano Diretor (Diretriz 1915), ponto de coordenada 30° 01'40"S  51° 07'46"W, segue por essa e por uma linha reta e imaginária até a Avenida Manoel Elias, por essa até a Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, por essa até a Rua Tenente Ary Tarrago, ponto inicial.[6] [7]

Referências

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • FUNCK, Angelo Eduardo Bitencourt, et ali. Passo das Pedras. Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura EU/SMC, 2002 (Memória dos Bairros).