Passo das Tropas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização da unidade residencial
29° 45' 47.41" S 53° 47' 06.77" O29° 45' 47.41" S 53° 47' 06.77" O
Portal
A Wikipédia possui o
Portal Santa Maria
da Boca do Monte

Leitor, participe do projeto
"Vamos todos wikificar Santa Maria."

Passo das Tropas é uma unidade residencial localizada no distrito dos Sede, em Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul.

História[editar | editar código-fonte]

Distrito.Pains.Santa Maria.RS.v2006.png

Localização do Passo das Tropas no município
Localização do Passo das Tropas no município de Santa Maria. Em vermelho o distrito dos Pains.

Assim como em várias outras unidades residenciais de Santa Maria, o Passo das Tropas é conhecido como "Bairro Passo das Tropas", que oficialmente falando é um equivoco, pois embora tenha sido anexado ao distrito dos Sede, o Passo das Tropas situa-se agora numa área sem definição de bairro.

Passo das Tropas possui equipamentos urbanos e crescente especulação imobiliária e esse foi um dos motivos pelo qual foi anexado ao 1º distrito[1] . Localidades situadas fora do distrito da Sede não podem receber loteamentos públicos, por exemplo.

A unidade residencial localiza-se a 10,5 km da Praça Saldanha Marinho (via Rua do Acampamento, Avenida Nossa Senhora Medianeira, Avenida Hélvio Basso e BR-392)[2] . A Praça Saldanha Marinho é o marco zero da cidade de Santa Maria, e está localizada no bairro Centro, distrito da Sede.

O Passo das Tropas, que tinha características basicamente rurais, passa a possuir características e equipamentos urbanos com a criação de outras unidades residenciais a partir dele: Vila Ipiranga, Vila Videira, Vila Marques, Vila Abrantes, Vila Sítio dos Paines. E o Passo das Tropas junto com essas outras unidades residenciais formam o popular, porém não-oficial, "Bairro Passo das Tropas".

A região do Passo das Tropas situava-se dentro do bairro Pains e hoje, situa-se em bairro indefinido, dentro da Sede municipal, ao sul dos bairros Lorenzi e Tomazetti, ao norte dos bairros Passo do Verde e Santa Flora, e ao leste do bairro São Valentim. Localiza-se principalmente ao longo da BR-392 e no centro geográfico do município de Santa Maria.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  1. Santa Maria (Rio Grande do Sul);
  2. Subdivisões de Santa Maria
  3. Distrito da Sede
  4. Distrito dos Pains;
  5. Bairro Pains;

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]