A Goofy Movie
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. (Julho de 2013) |
A Goofy Movie | |||||
---|---|---|---|---|---|
Pateta - O Filme (PRT/BRA) | |||||
![]() 1995 • cor • 78 min | |||||
Direção | Kevin Lima | ||||
Produção | Dan Rounds | ||||
Roteiro | Jymn Magon Brian Pimental Chris Matheson | ||||
Elenco | Bill Farmer Jason Marsden Rob Paulsen Jim Cummings Kellie Martin Pauly Shore Pat Buttram | ||||
Música | Carter Burwell Don Davis | ||||
Edição | Gregory Perler | ||||
Companhia(s) produtora(s) | Walt Disney Pictures DisneyToon Studios | ||||
Distribuição | Buena Vista Pictures | ||||
Lançamento | ![]() ![]() ![]() | ||||
Idioma | inglês | ||||
Receita | US$ 35 348 597[1] | ||||
Cronologia | |||||
|
A Goofy Movie é uma produção do DisneyToon Studios, do ano de 1995 que, como vários outros desenhos da Disney, conta com trilha sonora no idioma dos diversos países onde o filme é exibido.
Sinopse[editar | editar código-fonte]
A história trata-se de um conflito característico entre o filho adolescente descolado (Max) e seu pai solteiro, o "careta" (Pateta).
Max é fã de "Power Line", um ícone da música pop no desenho, mais ou menos como o Michael Jackson era no mundo real. Ele se apaixona por uma garota chamada Roxanne, porém não sabe como fazer ela saber disso. Junto com seus amigos B.J. (filho do João Bafo-de-Onça) e Bobby Zimuruski, armam um show-surpresa para impressionar a garota, mas fazem isso interrompendo um dos discursos de fim de ano do diretor Mazur, no colégio onde estudam. Isso, desperta um interesse de Roxanne em Max e a partir de então, há esperanças de ele conseguir o tão esperado momento ao lado dela.
Surge a oportunidade de Max levar Roxanne em uma festa de fim de ano marcada para acontecer na casa de Stacey (uma amiga de Roxanne). Porém, as coisas mudam após Pateta receber uma ligação do diretor da escola de Max, dizendo que ele estava causando problemas como membro de uma gangue (referindo-se ao fato de Max, BJ e Bob terem atrapalhado seu discurso), e que se continuasse assim acabaria na cadeira elétrica. O Pateta então decide repentinamente viajar com seu filho para recuperar o laço entre os dois e fazê-lo mudar de comportamento. Os dois irão fazer o mesmo caminho que Pateta quando criança fizera com seu pai, o avô de Max, atravessando os Estados Unidos e fazendo paradas em diversos pontos.
Isso faz com que Max perca as esperanças de estar com Roxanne pela primeira vez e obriga-se a mentir para ela, dizendo que seu pai irá levá-lo a Los Angeles para verem o show do Power Line, que será transmitido pela TV ao vivo, e no qual Max prometeu acenar para Roxanne quando estivesse no palco ao lado do artista. Disse isso ao mesmo tempo que inventou a história de que seu pai o Pateta, e Power Line são amigos de infância e tocavam juntos em uma banda. No entanto, durante a viagem Max e Pateta enfrentam muitos problemas e discussões, além de um encontro com o Pé-Grande.
Elenco de vozes[editar | editar código-fonte]
Personagem | Dublador ![]() |
Dublador ![]() |
Dublador ![]() |
---|---|---|---|
Pateta | Bill Farmer | Nelson Batista (Diálogos) Anderson Coutinho (Canções) |
Carlos Freixo |
Max | Jason Marsden Aaron Lohr (Canções) |
Marcelo Campos Cláudio Galvan (Canções) |
Tiago Caetano Telmo Miranda (Canções) |
João Bafo de Onça | Jim Cummings | Antônio Moreno | José Martins |
Roxanne | Kellie Martin | Tânia Gaidarji | Manuela Couto |
B.J. | Rob Paulsen | Sílvio Giraldi | Rómulo Fragoso |
Diretor Mazur | Wallace Shawn | Hélio Vaccari |
Paulo B. |
Stacey | Jenna von Oÿ | Cecília Lemes | Luísa Salgueiro |
Bobby Zimuruski | Pauly Shore | Ulisses Bezerra | Paulo Oom |
Mickey Mouse | Wayne Allwine |
Referências
- ↑ «A Goofy Movie (1995)» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 9 de julho de 2013
- Filmes dos Estados Unidos de 1995
- Filmes de animação da década de 1990
- Filmes com trilha sonora de Carter Burwell
- Filmes dobrados em português de Portugal
- Filmes infantis dos Estados Unidos
- Filmes de aventura dos Estados Unidos
- Pateta
- Filmes baseados em séries de televisão
- Filmes de estrada
- Filmes de animação da Disney
- Filmes dirigidos por Kevin Lima
- Filmes em língua inglesa
- Filmes com trilha sonora de Don Davis