Patinação sobre rodas do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde outubro de 2013). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A patinação artística sobre rodas do Brasil é controlada e gerenciada pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, e tem como maiores expoentes na atualidade Marcel Stürmer, Juliana Almeida, Talitha Haas, e Gustavo Casado.

Ë classificada como um dos esportes mais completos, desenvolvendo a capacidade motora e artística. Dentro do esporte, estão algumas modalidades: - Livre individual: No qual o atleta realiza uma apresentação solo, com uma música apenas instrumental e mostra os elementos obrigatórios que são os saltos e giros. Essa é a modalidade mais conhecida e a mais praticada. - Figuras obrigatórias: É a modalidade em que existem círculos desenhados no chão e o atleta deve segui-los realizando viradas e posições de acordo com o que cada figura pede no regulamento. É uma modalidade que proporciona controle de quadril e ombro, inclinação e eixo, dando um suporte maior ao atleta de Livre. - Solo Dance: Modalidade que contém um diagrama em que o atleta deve seguir, fazendo os passos no devido lugar, sem sair do Time e do Ritmo da música. É uma modalidade sofisticada visualmente. É comparada a uma "dança de salão", pois tem os ritmos tal qual e permite a exuberância dos trajes de gala. Dentro dela estão o tango, a valsa, a polka(...) -Free Dance: Modalidade que com Solo Dance formam um belo par. No free dance, o atleta pode escolher a canção, pode ser música com voz e os temas costumam variar, pois conta muito a criatividade e a expressão artística, claro, que incluindo a parte técnica bem executada. - Duplas de dança: Todos elementos utilizados em Solo Dance e Free Dance estão aqui, porém são um pouco diferentes por ser um casal. -Duplas de livre: O casal realiza saltos e giros juntos.

. Também são utilizados em shows de patinação artística como os apresentados pelo grupo Periquitos em Revista, criado em 1954 (e ainda se apresentando em todo o Brasil e no exterior) pelo Comendador Hyada Torlay, responsável pela introdução da patinação artística no Brasil.

Os patins inline também são utilizados para a patinação de velocidade, o hóquei inline e a patinação artística de competição inline, cujos maiores nomes brasileiros são Vivian Moreira, Diego Dores e Gustavo Casado.

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.