Paul Cornu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Paul Cornu
Nome nativo Paul Cornu
Nascimento 15 de junho de 1881
Glos-la-Ferrière
Morte 6 de junho de 1944 (62 anos)
Lisieux
Cidadania França
Ocupação engenheiro, engenheiro aeroespacial

Paul Cornu (Glos-la-Ferrière, 15 de junho de 1881Lisieux, 6 de junho de 1944) foi um engenheiro francês, que efetuou o primeiro voo livre num aparelho utilizando um rotor. É considerado o primeiro voo de helicóptero.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Cornu realizou o primeiro voo em 13 de Novembro de 1907, em Lisieux. O aparelho elevou-se cerca de 30cm acima do solo, durante 20 segundos, propulsionado por um motor Antoinette de 24hp. No entanto, o projeto foi abandonado, depois de alguns voos, após se ter verificado que a aeronave era de difícil controlo.

Meses antes, em Setembro de 1907, havia sido tentado um voo usando um aparelho idêntico, o autogiro, pelos irmãos Louis Charles e Jacques Breguet. No entanto, a principal diferença deste voo, era que o aparelho era segurado por vários homens no chão.

Paul Cornu morre em 6 de Junho de 1944, na sequência dos bombardeamentos resultantes da invasão da Normandia pelos Aliados.