Paul Dini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde abril de 2013) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Paul Dini
Paul Dini.jpg

Nascimento 7 de agosto de 1957 (58 anos)
Área(s) de atuação produtor de televisão, roteirista
Prêmios Prêmio Eisner 1994
Prêmio Harvey 1994

Paul Dini (Nova Iorque, 7 de agosto de 1957) é um roteirista e produtor americano de histórias em quadrinhos, desenhos animados e de capítulos de algumas séries de televisão.

Ele trabalhou como roteirista, editor e produtor em inúmeras séries de TV e animação, sendo seu trabalho mais reconhecido como escritor e produtor da série como Ele é conhecido como um produtor e escritor de várias séries animadas da Warner Bros Animation./DC Comics como as séries Tiny Toon Adventures, Batman: A Série Animada, Superman: The Animated Series, The New Batman Adventures, Batman Beyond e Duck Dodgers. Ele desenvolveu e escreveu Krypto the Superdog e contribuiu com scripts para The Transformers, Animaniacs, Freakazoid, Static Shock, Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites. Após deixar a Warner Bros Animation no início de 2004, Dini passou a escrever e editar a história do popular Lost. Escreveu uma série de livros de banda desenhada pela DC Comics, incluindo Harley Quinn e Superman: Paz na Terra. O outono de 2010 viu a estréia de Tower Prep, uma nova série de drama live action criado pela Cartoon Network. Foi anunciado que após duas décadas de fazer projetos animados da DC, Paul Dini foi para Marvel para servir como um escritor e produtor para Ultimate Spider-Man e Hulk and the Agents of S.M.A.S.H..

Histórico da carreira[editar | editar código-fonte]

Alguns dos marcos mais importantes da carreira de Dini foi ser contratado em 1984 por George Lucas para trabalhar na série de animação, tais como "Ewoks" ou "Droids".

Em seguida, em 1989 iria trabalhar na animação do departamento da Warner Bros.; em seguida ele fez alguns de seus mais importantes trabalhos com personagens como o Tiny Toon Adventures e Batman.

Dini é altamente reconhecido por ter criado os personagens como Renée Montoya e, principalmente, a Arlequina de Batman: A Série Animada.

Além disso, o gênero cômico, escreveu obras como Mad Love, "Batman: Guerra contra o crime", alguns scripts para Detective Comics, a história introdutória para o jogo Batman: Arkham Asylum e escreve a série Gotham Sirens

Livros publicados[editar | editar código-fonte]

  • Men of Steel[1] .
  • JINGLE BELA - A FILHA DE PAPAI NOEL[2]

Referências

  1. Dini, Paul (2012). Men of Steel Capstone [S.l.] Consultado em 2 de Abril de 2013. 
  2. Godoy], Jingle Bela criada por Paul Dini ; [roteiro, Paul Dini ; arte, Jose Garibaldi ... [et al.] ; tradução, Marcela (2006). Jingle Bela (São Paulo: Pixel Media). p. 101. ISBN 8560347011. Consultado em 2 de Abril de 2013. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.