Paul Dini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde abril de 2013) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Paul Dini (Nova Iorque, 7 de agosto de 1957[1]) é um roteirista e produtor de séries animadas norte-americanas desde a década de 1980 até os dias atuais e foi o co-criador(com Bruce Timm) de personagens como Arlequina na década de 90, na série Batman: The Animated Series. Ele também é autor e roteiristas nos arcos de história de histórias em quadrinhos na DC Comics. Foi anunciado que após duas décadas trabalhando nos projetos do Universo Animado DC, sua saída foi anunciada em 2004 da Warner Bros. Animation para trabalhar em projetos da Walt Disney Television Animation/Marvel Comics, posteriormente faria o desenvolvimento e seria produtor de Ultimate Spider-Man e Hulk and the Agents of S.M.A.S.H.(duas séries animadas em que co-produziu que estrearam em 2012 e 2013), todavia fez episódios de desenhos animados de séries animadas do Batman onde ele foi roteirista de 5 episódios como na série animada Batman: The Brave and the Bold, que foi ao ar em na televisão americana em 2009.


Histórico da carreira[editar | editar código-fonte]

Alguns dos marcos mais importantes da carreira de Dini ocorrem quando ele escreve episódios da série animada de 1983-85, He-Man and the Masters of the Universe que foi uma série animada muito bem vista pelos fãs que conseguiu, assim como contribuiu em entrevistas para box sets da série, além disso Dini escreveu um episódio de The Generation One do desenho animado Transformers, "The Dweller in The Depths," e um episódio e 1985 do desenho G.I. Joe chamado "Jungle Trap" e contribuiu para vários episódios da série animada Star Wars: Ewoks,[2] algumas das quais incluem raras aparições no Império. Ele além disso escreveu Jem (série de TV) no episódio chamado em inglês de "Music Is Magic" para a segunda temporada do show.

Ele trabalhou como roteirista, editor e produtor em inúmeras séries de TV e animação e se torna em 1989 e um escritor e produtor de várias séries animadas do departamento de animação da Warner Bros./DC Comics como as séries Tiny Toon Adventures, Batman: A Série Animada(roteirista), Superman: A Série Animada(co-produtor com Bruce Timm e Alan Burnett), The New Batman Adventures(também co-produtor com Bruce Timm e Alan Burnett), Batman Beyond(co-produtor com Bruce Timm) e Duck Dodgers .

Ele desenvolveu e escreveu Krypto the Superdog e contribuiu com roteiros para The Transformers, Animaniacs, Freakazoid, Static Shock, Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites. Após deixar a Warner Bros. Animation no início de 2004, Dini passou a escrever e editar a história do popular Lost.

Escreveu uma série de livros de banda desenhada pela DC Comics, incluindo Harley Quinn e Superman: Paz na Terra. O outono de 2010 viu a estréia de Tower Prep, uma nova série de drama live action criado pela Cartoon Network. Foi anunciado que após duas décadas de fazer projetos animados da DC, Paul Dini posteriormente iria para Marvel para desenvolver as séries animadas Ultimate Spider-Man e Hulk and the Agents of S.M.A.S.H., lançados em 2012 e 2013.

Dini e o animador e produtor da série, Bruce Timm, introduziram Arlequina no desenho animado Batman: A Série Animada, ajudando a criar diversidade para o desenho animado e sua primeira aparição foi no episódio "Joker's Favor"(Um Favor Para o Coringa) e no rastro em 1994, os dois adaptaram a nova personagem para as histórias em quadrinhos em The Batman Adventures: Mad Love, no gênero cômico.[3] Arlequina foi integrada nas mídias da DC Comics em Batman: Harley Quinn(título americano) publicada em 1999.

Além disso, de Batman: War on Crime(conhecido no Brasil como "Batman: Guerra Contra o Crime"), escreve roteiros para Detective Comics, Dini se torna o escritor para a DC Comics' Detective Comics na edição #821 (Setembro de 2006)[4], escreve a história introdutória para o jogo Batman: Arkham Asylum e escreveu a série Gotham City Sirens. Dini tem escrito alguns arcos de história para DC Comics, incluíndo uma série romance gráfico ilustrada por Alex Ross[5] no trabalho da equipe nas histórias do Super-Homem,[6] e do Batman,[7]o Capitão Marvel(Shazam), Mulher Maravilha e a Liga da Justiça. Uma coleção de arcos de histórias de Dini e Ross capa dura foi lançado nos Estados Unidos com o título de The World's Greatest Super-Heroes foi publicada em 2005.[8]

É mais conhecido entre as criações originais do Dini, Jingle Bela, a adolescente rebelde de Papai Noel. Dini também criou Sheriff Ida Red, a estrela com superpoderes cowgirl de uma série de livros situado na mítica cidade de Mutant, no estado norte-americano do Texas.

Colaborou com o Kevin Smith em Jay and Silent Bob Strike Back.

Também nos quadrinhos, enquanto Grant Morrison estava começando um arco de história do Batman, Dini escreveu uma série de histórias no ano seguinte, bem como dois cruzamentos com o Batman de Morrison, um enfocando a ressurreição de Ra's Al Ghul e outro sobre o retorno de silêncio. No ano de 2009, por razões dos criadores foram movidos ao redor de títulos e Dini começou escrevendo dois novos títulos de Batman: [9] foi roteirista de Batman: Streets of Gotham e Gotham City Sirens.[10][11][12][13]; ele escreveu a maior parte de ambos os títulos durante sua existência, incluindo a primeira e a última edição de ambos. Streets of Gotham começa e encerra com arcos de história sobre Hush. Gotham City Sirens foca na parte feminina de Gotham; ele escrevou o volume de cada título durante suas existências incluindo o primeiro e o última edição de cada história.

Dini deixa a Warner Bros. Animation no início de 2004, todavia Paul Dini retornou para escrever episódios de uma série animada de Batman, chamada de Batman: The Brave and the Bold (Batman: Os Bravos e Destemidos (título no Brasil) ou Batman: Os Valentes e Audazes (título em Portugal)), no episódio número 19 da animação Legends of the Dark Mite!(chamada no Brasil de "Lendas de Dark Mite!"). No mesmo episódio, ele apareceu em uma forma animada na cena de paródia de convenção de quadrinhos, onde ele estava parodiando a personagem que ele co-criou com Timm, Arlequina, juntamente com Bruce Timm estava parodiando Coringa ao lado dele. Ele continuaria escrevendo vários episódios adicionais para a série, incluindo "Chill of the Night!", que continha um parceria entre Batman e Zatanna, uma das personagens favoritas de Dini. Dini escreveu o enredo para o jogo de vídeo Batman: Arkham Asylum, lançado em 25 de agosto de 2009 e trabalhou com a empresa britânica de jogos, a britânica Rocksteady Studios novamente para criar Batman: Arkham City, a seqüência ao jogo Batman: Arkham Asylum. E escreveu a versão dos quadrinhos de Batman: Arkham City baseado na continuidade do jogo. Um prédio em Arkham City é chamado de Dini Towers o homenageando. Ele escreveu três episódios de Star Wars: The Clone Wars: "Cloak of Darkness", "Holocron Heist" e "Voyage of Temptation".

Em 4 de agosto de 2010, a mídia americana confirma que Paul Dini estará envolvido na próxima série animada da Marvel Comics, o Ultimate Spider-Man, que irá ao ar na Disney XD em 2012. Ele trabalhou na Hulk and the Agents of S.M.A.S.H., uma série animada centrada em torno do personagem Hulk e seu elenco de apoio.[14]

Um dos trabalhos mais recentes de Paul Dini é o romance gráfico Dark Night: A True Batman Story, que foi publicada em junho de 2016.

Seu trabalho foi premiado com cinco Emmy Awards pelas suas histórias no Tiny Toon Adventures, Batman: The Animated Series, The New Batman Adventures and Batman Beyond, durante sua passagem no Warner Bros. Animation. Também foi premiado com um Prêmio Eisner em 1994 por The Batman Adventures: Mad Love pela "melhor edição única / single"; e um Eisner pelo Batman Adventures Holiday Special em 1995 também pela melhor edição única / single.[15]

Livros publicados[editar | editar código-fonte]

  • Men of Steel[16].
  • JINGLE BELA - A FILHA DE PAPAI NOEL[17]

Referências

  1. Miller, John Jackson (June 10, 2005). «Comics Industry Birthdays». Comics Buyer's Guide. Iola, Wisconsin. Consultado em December 12, 2010. Cópia arquivada em October 29, 2010  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata=, |data= (ajuda)
  2. «One on One with Paul Dini». Hobo Trash Can. January 3, 2006. Cópia arquivada em July 17, 2012  Verifique data em: |arquivodata=, |data= (ajuda)
  3. Manning, Matthew K.; Dolan, Hannah, ed. (2010). «1990s». DC Comics Year By Year A Visual Chronicle. London, United Kingdom: Dorling Kindersley. p. 265. ISBN 978-0-7566-6742-9. Writer Paul Dini and artist Bruce Timm partnered for a special set in the animated world of the Dark Knight. Revealing the origin of the Joker's lover, popular made-for-TV character Harley Quinn, the storytelling duo crafted a sweetly disturbing award-winning tale. 
  4. Manning "1990s" in Dolan, p. 286: "Alex Ross teamed up with writer Paul Dini...to tell a powerful story of the Man of Steel. In this beautiful sixty-four-page oversized one-shot...Superman fought a battle even he couldn't truly win: the war on poverty and hunger."
  5. Smith, Zack (December 2012). «Paul Dini & Alex Ross Discuss a Treasured Format». Raleigh, North Carolina: TwoMorrows Publishing. Back Issue! (61): 69–77. From 1998 to 2003, [Paul Dini and Alex Ross] produced a series of fully painted oversized books featuring DC's biggest heroes.  Verifique data em: |data= (ajuda)
  6. Manning "1990s" in Dolan, p. 286: "Alex Ross teamed up with writer Paul Dini...to tell a powerful story of the Man of Steel. In this beautiful sixty-four-page oversized one-shot...Superman fought a battle even he couldn't truly win: the war on poverty and hunger."
  7. Manning "1990s" in Dolan, p. 289: "The second in the oversized prestige-format tabloid collaborations between writer Paul Dini and ilustrador Alex Ross, Batman: War on Crime was just as successful as its predecessor, and just as beautiful."
  8. Dini, Paul; Ross, Alex (2005). The World's Greatest Super-Heroes. [S.l.]: DC Comics. 404 páginas. ISBN 978-1401202545 
  9. Manning "2000s" in Dougall, p. 300: Detective Comics #846 "This issue began writer Paul Dini and artist Dustin Nguyen's 'Heart of Hush' story."
  10. Manning "2000s" in Dougall, p. 305: "Paul Dini and artist Dustin Nguyen introduced this ongoing series."
  11. Renaud, Jeffrey (June 17, 2009). «Dini Takes it to the Streets of Gotham». Comic Book Resources. Consultado em June 17, 2009. Cópia arquivada em October 9, 2012  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata=, |data= (ajuda)
  12. Manning "2000s" in Dougall, p. 306: "The villainous version of the Birds of Prey premiered in this new ongoing 'Batman: Reborn' series by writer Paul Dini and artist Guillem March."
  13. Renaud, Jeffrey (June 18, 2009). «Dini's Sirens Blare in Gotham City». Comic Book Resources. Consultado em June 18, 2009. Cópia arquivada em October 9, 2012  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata=, |data= (ajuda)
  14. «Marvel Television Panel NYCC Highlights featuring Jeph Loeb». BadHaven.com. October 16, 2011. Cópia arquivada em April 25, 2012  Verifique data em: |arquivodata=, |data= (ajuda)
  15. «2000 Harvey Awards». HarveyAwards.org. Consultado em September 1, 2013. Cópia arquivada em August 27, 2013  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata= (ajuda)
  16. Dini, Paul (2012). Men of Steel. [S.l.]: Capstone. Consultado em 2 de Abril de 2013 
  17. Godoy], Jingle Bela criada por Paul Dini ; [roteiro, Paul Dini ; arte, Jose Garibaldi ... [et al.] ; tradução, Marcela (2006). Jingle Bela. São Paulo: Pixel Media. 101 páginas. ISBN 8560347011. Consultado em 2 de Abril de 2013 
  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Paul Dini».

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.