Paul Phoenix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Paul Phoenix
Nome no Japão Pōru Fenikkusu (ポール・フェニックス)
Dublador em inglês Eric Kelso
Informações pessoais
Terra natal  Estados Unidos
Estilo(s) de luta Faixa Preta em Judô e Bajiquan.
Portal Games

Paul Phoenix (ポール・フェニックス, Pōru Fenikkusu?) é um personagem da série de jogos Tekken. É um dos mais famosos, e aparece em todos os jogos da mesma. Seu estilo de luta é uma mistura de Judô, Caratê e diversas outras artes marciais. Inclusive, isto já lhe fez alcançar um status lendário. Paul é muito durão e arrogante, e está sempre querendo provar a todo o mundo que ninguém pode derrotá-lo. Costuma dizer que é o maior lutador do universo. Sua roupa de luta tradicional é um kimono vermelho, mas seu traje preferido constitui-se em uma jaqueta de couro preta, uma calça do mesmo estilo e botas pretas - trajes típicos de um motoqueiro, uma vez que ele é um. Paul é amigo de infância de Bruce Irvin e é também rival de Marshall Law, mais tarde se tornando amigo do mesmo e de seu filho, Forest. O judoca tem um comportamento emblemático e é um lutador competente, mas quando precisa mesmo mostrar suas habilidades, sempre surge algum contratempo que o impede, deixando-o furioso.

História[editar | editar código-fonte]

Tekken[editar | editar código-fonte]

Certo dia, Paul enfrentou um lutador chamado Kazuya Mishima, que também é carateca. A luta foi violenta e terminou empatada. Mais tarde, ele ficou sabendo de um torneio, o Punho de Ferro, no qual Kazuya também estaria. Então, buscando uma revanche, ele ingressou.

No torneio, Paul conseguiu chegar às semifinais, onde enfrentaria exatamente quem tanto esperava: Kazuya. No entanto, o judoca não conseguiu chegar ao local dessa semifinal, pois ficou preso em um congestionamento.

Tekken 2[editar | editar código-fonte]

Como não conseguiu o que queria no torneio, Paul ficou furioso. No entanto, ele não desistiu e continuou treinando para aprimorar suas técnicas. Até que, um dia, o torneio Punho de Ferro 2 foi anunciado. Paul, sem pensar duas vezes, ingressou no mesmo, objetivando ter mais uma luta com seu rival, Kazuya. Nesse torneio, ele também enfrentou um urso, que também lutava caratê, chamado Kuma. O animal começou a odiá-lo sem motivo aparente antes mesmo de se enfrentarem.

Tekken 3[editar | editar código-fonte]

Infelizmente, mais uma vez Paul não conseguiu completar sua missão no segundo torneio. Porém, desta vez não houve um contratempo: ele não havia encontrado Kazuya durante o mesmo. Isso o deixou ainda mais irado. Contudo, ele não desistiu, e decidiu entrar em um treinamento rigoroso, para tentar novamente lutar com seu rival em uma outra oportunidade.

Paul treinou muito e aprimorou suas técnicas por anos a fio, esperando uma nova oportunidade de mostrar que era o melhor lutador do mundo (ele já havia se tornado um lutador famoso por ter sido campeão em diversas competições). Assim que o torneio Punho de Ferro 3 foi anunciado, Paul logo se inscreveu, e convidou seu amigo Marshall Law para lutarem juntos no mesmo, mas este se recusou a participar. Por esta razão, o judoca acabou inscrevendo o filho de Marshall, Forest, sem mesmo consultar o amigo (Marshall havia proibido seu filho de lutar em torneios).

No torneio, Paul novamente consegue chegar às finais, onde incrivelmente derrotou Ogre, o deus da luta. Então, conseguindo o prêmio e se sentindo vitorioso, ele deixou a arena. Entretanto, Ogre ainda estava ativo, e após absorver as habilidades de um outro lutador, muito forte, o monstro se transformou em sua forma perfeita, True Ogre. Com isso, o torneio continuou. Ogre foi realmente derrotado somente depois que Paul deixou o local, e o lutador declarado vencedor foi Jin Kazama.

Tekken 4[editar | editar código-fonte]

A vitória de Jin foi algo difícil de compreender para Paul, que até tentou reivindicar seu título de campeão, mas sua imagem acabou ficando manchada depois de seu fracasso no torneio. Ele usou o dinheiro do prêmio para construir seu próprio dojô nos Estados Unidos, mas devido à sua impopularidade, o local acabou falindo um tempo depois.

Certo dia, Paul soube que um novo torneio seria realizado: o Punho de Ferro 4. Decidido a mostrar, de uma vez por todas, que ele era o maior lutador do mundo, ingressou na competição. Porém, ele não contava com um certo obstáculo em seu caminho...

Tekken 5[editar | editar código-fonte]

No quarto torneio, derrotando seus oponentes um a um, Paul se empolgou com as expectativas de enfrentar seu arqui-rival Kazuya Mishima, que já não via há 20 anos. Entretanto, um outro obstáculo o aguardava: Kuma Jr., o filho do primeiro Kuma (aquele que Paul conheceu nos torneios anteriores), também havia entrado na competição. Paul ficou confuso, e acabou não levando o urso a sério, o que fez com que fosse derrotado pelo animal. O judoca havia percebido seu erro tarde demais.

Sua derrota para Kuma o envergonhou profundamente. Ele percebeu que havia se desviado do caminho de um verdadeiro lutador, e para garantir que isso nunca acontecesse de novo, começou a treinar duro novamente. Ao saber do anúncio do torneio Punho de Ferro 5, Paul decidiu entrar no mesmo para provar ao mundo que ele era, literalmente, o maior lutador do universo.

Tekken 6[editar | editar código-fonte]

Paul conseguiu sua revanche, vencendo Kuma no quinto torneio. Todavia, embora com sua honra recuperada, estava completamente esgotado fisicamente, e por isso não conseguiu nem terminar o torneio. Para piorar, não ganhou qualquer prêmio monetário, o que fez aumentar ainda mais a montanha de dívidas que já tinha.

Paul, alguns anos depois, ficou sabendo que um novo torneio, o Punho de Ferro 6 seria realizado em breve. Acreditando que vencer resolveria seus problemas financeiros, começou a refletir sobre quais as formas de aumentar suas chances de ganhar: se ao invés de participar sozinho, se aliasse a outros lutadores, formando uma equipe, suas chances de ganhar o prêmio em dinheiro iriam aumentar muito. Mostrando seu plano, convenceu seu amigo Marshall a participar junto a ele. Pensando melhor, convicto de que uma equipe de três faria as chances aumentarem ainda mais, Paul decidiu também ingressar no grupo o renomado boxeador Steve Fox.

Finais[editar | editar código-fonte]

Tekken[editar | editar código-fonte]

Paul aparece treinando, primeiramente quebrando alguns blocos de vidro com a mão. Depois, ele joga duas garrafas de vidro para o ar e as quebra com chutes, antes que caiam no chão. Finalmente, ele termina dando um soco em uma parede de tijolos e destruindo-a. Nessa parede, estava um desenho do rosto de seu rival, Kazuya Mishima.

Tekken 2[editar | editar código-fonte]

Paul está pilotando sua moto em uma rodovia, quando de repente ele percebe um deslizamento de pedras bem à sua frente. Com isso, o caminho fica bloqueado. Paul, então, desce da moto, caminha até uma das pedras e a destrói com apenas um soco.

Tekken 3[editar | editar código-fonte]

Paul está pilotando sua moto numa estrada, no meio de um deserto. Ele ultrapassa em alta velocidade um caminhão, que buzina para ele. Então, um policial o avista começa a persegui-lo. Na cena seguinte, Paul é mostrado reclamando com o policial, já que acabou sendo pego. Este último está preparando a multa, não se importando com o que o motoqueiro diz. Paul, então fica bravo e chuta o chão, e no momento que o policial retira a multa do bloco, põe a mão na cabeça, arrasado.

Tekken Tag Tournament[editar | editar código-fonte]

Paul está prestes a lutar com Kazuya. De repente, Kuma aparece atrás dele. O judoca, então dá um forte soco no animal, que cai inconsciente. Quando se vira, Paul percebe que Kazuya não está mais lá. Inconformado, ele chuta o chão.

Tekken 4[editar | editar código-fonte]

Paul ganha a fortuna da Mishima Zaibatsu, mas deixa o gerenciamento do dinheiro para outros. Ele está bem vestido, acompanhado de uma garota. Ele então pede para que peguem um táxi. Antes disso, ele olha seu reflexo de um vitral, para arrumar seu cabelo. Ele então, percebe que o local por detrás do vidro é seu antigo dojô. Ao vê-lo, o lutador se lembra dos tempos em que era conhecido como um lutador arrogante e de sangue quente, e assume que sente-se vazio por dentro com seu novo estilo de vida, e então decide mudar.

Na cena seguinte, Paul está em sua moto, dentro de sua garagem. Ele coloca seus óculos escuros e diz: ''do meu jeito'', e então sai do local.

Tekken 5[editar | editar código-fonte]

A cena mostra uma colônia espacial. Dentro, Paul está treinando em um dojô que ele mesmo construiu, com as palavras "Bring it on ya, aliens!" (algo como "Podem vir, aliens!") pintadas numa placa bem na frente. Ele pratica seus movimentos e, como finalização, destrói uma parede de blocos contendo o desenho de um alienígena, com apenas um soco. Em seguida, ele grita: ''A qualquer hora, em qualquer lugar! Caiam dentro, aliens!'' Nesse momento, a colônia é rodeada por discos voadores.

Tekken 6[editar | editar código-fonte]

Paul e seu amigo Marshall conseguiram chegar à final do torneio, e são mostrados em um ringue, assistidos por uma enorme plateia. Quando começam a lutar, Paul acaba acertando um soco na virilha de Marshall, ao passo que este lança um potente chute na cabeça do judoca. Com isso, os dois acabam sendo nocauteados, encerrando assim a luta. Na primeira fila da plateia, é mostrado o companheiro deles no torneio, Steve, achando graça do desempenho dos lutadores.

Tekken Tag Tournament 2[editar | editar código-fonte]

Paul, Marshall e Forest estão em um campo aberto, respirando o puro ar do local enquanto meditam um pouco. Logo, Forest avista um urso pardo dormindo ali perto e pensa que é Kuma, algo que seu pai nega, explicando se tratar de um simples urso do campo. No entanto, antes mesmo de ouvi-lo, o rapaz chega sorrateiramente perto do urso e lhe atira uma pedra na cabeça. O animal acorda furioso, e ao se virar, deixa claro para Forest que seu pai estava certo.

Então, o urso começa a correr atrás dos três amigos. Paul, enquanto foge, tenta achar algum jeito de escapar daquela situação, até que tem uma ideia: decidindo testar sua força no animal, pára e aplica um poderoso soco no mesmo, que vai parar a poucos metros dali. Ao verem isso, os três começam a comemorar, até que algo muito ruim acontece: Paul percebe que seus amigos estão olhando um pouco acima dele com caras assustadas. Então, ao se virar, ele se depara com um urso muito maior do aquele que os perseguia. Era o pai do animal, que presenciou tudo e, para se vingar, ataca os três.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Paul faz uma aparição em Urban Reign, outro jogo feito pela Namco, ao lado de Marshall Law.
  • De acordo com o cânone atual, Kazuya Mishima e Kuma são os dois únicos personagens que podem derrotar Paul em um torneio, fazendo dele, possivelmente, um dos lutadores mais durões do universo Tekken.
  • Paul possui uma tatuagem de escorpião no braço direito, que é ainda mais visível nos jogos mais recentes.
  • Paul é atualmente o único personagem que teve pelo menos uma participação oficial em todos os torneios.
  • Paul apareceu no fundo de um reboque de PS3 algumas vezes.

Tekken 2[editar | editar código-fonte]

  • No final de Marshall Law, é possível ver Paul usando dois brincos na orelha esquerda. Uma vez que estes brincos não foram vistos desde então, pode-se supor que era um detalhe não planejado. Se considerada sob uma forma realista, pode-se dizer que foi uma decisão que Paul fez em sua juventude, que mais tarde tomou de volta, ou ele percebeu que poderia dificultar uma luta.
  • O Backflip incompleto, realizado por Paul no mesmo final, mais tarde torna-se um movimento especial e também uma animação de vitória secreta para Paul em momentos posteriores da série.

Tekken 3[editar | editar código-fonte]

  • Os chefes de Paul em Tekken Force Mode são Forest Law, Kuma, Jin Kazama (os três também o são em Tekken Card Challenge) e Heihachi Mishima. Possivelmente Paul enfrentou os três primeiros durante o torneio.
  • O final de Paul, chamado Winning Run (Ganhando Corrida), é também o nome de um jogo de corrida no modo Arcade feito pela Namco.
  • No estágio de Paul, é possível ver, numa parede ao fundo, um cartaz contendo o logotipo do jogo Soul Edge.

Tekken Tag Tournament[editar | editar código-fonte]

  • Se ele fizer parceria com Forest Law, pode realizar um chute chamado pela Namco de chute arco-íris, devido ao formato.
  • Seu sub-chefe é Kazuya.

Tekken 4[editar | editar código-fonte]

  • Paul tem duas roupas de luta: uma com o cabelo loiro, ereto, camisa branca e calça vermelha, e outro com seus cabelos caídos, franja, camisa e calça preta

Tekken 5[editar | editar código-fonte]

  • Seu sub-chefe é Kuma.
  • Seu final é semelhante ao do primeiro Tekken, pelo fato de destruir uma parede contendo um desenho (no primeiro, do rosto de Kazuya, e neste, de um alienígena.)

Tekken 6[editar | editar código-fonte]

  • Os adversários de Paul no Modo Arena são Leo Kliesen, Kazuya, Jim e Azazel.
  • Em Tekken 3 e Tekken Tag Tournament, Paul tem uma animação pré-luta, onde ele passa as mãos em seu cabelo. Ela não foi apresentada, contudo, em Tekken 4, Tekken 5 e Tekken 5: Dark Resurrection. No entanto, é destaque nesse jogo, embora a animação tenha mudado.
  • No Modo Scenario Campaing, Paul é um chefe no Distrito Oeste 13th Avenue.
  • Na abertura do jogo, Paul é mostrado lutando com Bryan Fury.

Street Fighter X Tekken[editar | editar código-fonte]

  • Os rivais de Paul e Marshall Law são Sagat e Dhalsim.
  • Guile é confundido com Paul muitas vezes, devido ao formato de seu cabelo.

Tekken Tag Tournament 2[editar | editar código-fonte]

  • Tem duas cenas de vitória especiais com Marshall Law: em uma, ele treina alguns socos nas mãos de Law, que depois pega-as e as levanta ao alto, como comemoração; em outra, Law demonstra o chute giratório, e em seguida Paul faz o mesmo, e desta vez consegue.
  • Tem uma cena de vitória especial com Kuma, onde os dois fazem movimentos engraçados.