Paul Weitz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre um astronauta. Para o diretor de cinema, veja Paul Weitz (cineasta).
Paul Weitz
Nome completo Paul Joseph Weitz
Nascimento 25 de julho de 1932
Erie, Pensilvânia,
Estados Unidos
Morte 22 de outubro de 2017 (85 anos)
Flagstaff, Arizona,
Estados Unidos
Cônjuge Suzanne M. Berry
Filho(s)
  • Matthew
  • Cynthia
Alma mater Universidade Estadual
da Pensilvânia

Escola de Pós-Graduação Naval
Ocupação
Serviço militar
Serviço Marinha dos Estados Unidos
Anos de serviço 1954–?
Patente Capitão
Condecorações Medalha do Ar
Carreira espacial
Astronauta da NASA
Tempo no espaço 33 dias, 1 hora, 13 minutos
Seleção Grupo 5 da NASA 1966
Tempo de AEV 1 hora, 36 minutos
Missões
Aposentadoria maio de 1994
Prêmios Medalha de Serviço
Distinto da NASA

Paul Joseph Weitz (Erie, 25 de julho de 1932Flagstaff, 24 de outubro de 2017) foi um astronauta norte-americano que participou de missões ao espaço dos programas Skylab e do ônibus espacial.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Weitz recebeu suas asas de vôo em 1956, após servir por um ano na Marinha dos Estados Unidos a bordo de um contratorpedeiro, fazendo parte de vários esquadrões navais de combate e interceptação até ser selecionado para a equipe de astronautas da NASA em 1966.

Em abril deste ano, Weitz juntou-se ao grupo de dezenove pilotos escolhidos pela agência espacial para o quinto grupo de astronautas. Após anos de treinamento e atividades em terra, ele subiu ao espaço em 25 de maio de 1973 como tripulante da missão Skylab 2, em companhia dos astronautas Pete Conrad e Joseph Kerwin para um período de 28 dias a bordo da estação em órbita da Terra, na primeira missão tripulada Skylab, durante o qual passou cerca de duas horas fora da nave em atividades extraveiculares.[1]

Weitz voltou ao espaço dez anos depois, como comandante da viagem inaugural da nave Challenger, em 4 de abril de 1983 aos 50 anos de idade, na missão STS-6, que realizou diversas experiências de processamento de materiais em gravidade zero e lançou um satélite em órbita, além de testar diversos equipamentos destinado ao suporte de futuras caminhadas no espaço.[1]

Após 120 horas em órbita, Weitz comandou a Challenger de volta a Terra, pousando na Base Aérea de Edwards e completando um total de 793 horas no espaço. Depois de um período como diretor do Centro Espacial Lyndon B. Johnson, em Houston, aposentou-se da NASA em maio de 1994.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Bio» (PDF). NASA. Consultado em 21 maio 2019