Paula da Bancada Feminista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paula da Bancada Feminista
Paula da Bancada Feminista
Paula Nunes ao centro, quando co-vereadora de São Paulo, a sua esquerda, Carolina Iara e Silvia Ferraro (respectivamente, da esquerda para direita)); a sua direita, Natália Chaves e Dafne Sena (respectivamente, da esquerda para direita)
Deputada Estadual de São Paulo
Período 15 de Março de 2023
até atualidade
Co-vereadora de São Paulo pela Bancada Feminista do PSOL
Período 2021-2022
Dados pessoais
Nascimento 15/09/1993
São Paulo, SP
Nacionalidade brasileiro
Alma mater Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Partido PSTU (2012-2017) [1]

PSOL (2017-presente)

Profissão Advogada, política

Paula Nunes Dos Santos (São Paulo, 15 de setembro de 1993) é uma advogada e política brasileira, filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).[2] Nas eleições de 2022, foi eleita deputada estadual por São Paulo[3], como representante legal do mandato coletivo da "Bancada Feminista do PSOL", composto por, além da co-deputada Paula Nunes, pelas co-deputadas Carolina Iara, Mariana Souza, Simone Nascimento e Sirlene Maciel.

Nas eleições municipais de 2020, Paula Nunes foi eleita co-vereadora da Câmara Municipal de São Paulo pela Bancada Feminista do PSOL, representada legalmente por Silvia Ferraro (vereadora de jure). Além de Paula e Silvia, o mandato eleito era composto de Carolina Iara, Natália Chaves e Dafne Sena. Paula e Carolina se retiraram do mandato em 2022 para se candidatar a cadeira de Deputada Estadual na ALESP.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Paula nasceu em 15 de setembro de 1993 na Zona Leste de São Paulo. Em 2014, se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), se especializado posteriormente em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra e pela Fundação Getúlio Vargas. Militou no movimento estudantil e integrou a gestão do Centro Acadêmico 22 de Agosto da PUC-SP. Durante a juventude, frequentou a Igreja Santo Antônio de Lisboa, no Tatuapé, sendo coordenadora do grupo de jovens. Paula construiu sua militância enquanto advogada criminalista pela defesa dos Direitos Humanos. É militante da Marcha de Mulheres Negras, do Afronte! Juventude Sem Medo e da Resistência.

Trajetória política[editar | editar código-fonte]

Paula começou sua militância partidária no Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), no qual rompeu em 2016 junto a centenas de outros militantes do partido que fundaram o Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista (MAIS), tendência interna do PSOL. Em 2018, o MAIS se fundiu à Nova Organização Socialista (NOS), originando a Resistência.[4]

Desempenho eleitoral[editar | editar código-fonte]

Ano Eleição Cargo Partido Coligação Integrantes do Mandato Coletivo Votos % Resultado Ref.
2022 Estaduais em São Paulo Deputada Estadual PSOL Federação PSOL REDE Paula Nunes (CPF do mandato), Carolina Iara, Mariana Souza, Simone Nascimento, Sirlene Maciel 259.771 1,12 Eleito [5]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.