Paulo Bellinati

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paulo Bellinati
Nascimento 22 de setembro de 1950 (73 anos)
São Paulo
Cidadania Brasil
Ocupação compositor, guitarrista, guitarrista clássico
Instrumento guitarra

Paulo Bellinati (São Paulo, 22 de setembro de 1950) é violonista, guitarrista, compositor e arranjador brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciou seus estudos de violão com o pai na infância. Teve aulas de violão erudito com Isaías Sávio e formou-se no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Morou de 1975 a 1980 na Suíça, onde prosseguiu seus estudos no Conservatório de Genebra e lecionou no Conservatório de Lausanne.

Em sua discografia, além de discos com o grupo Pau Brasil, do qual fez parte da formação original e também da atual, estão os álbuns “Garoto” (1986, Discos Marcus Pereira); “Violões do Brasil” (1990, Crescente); “The Guitar Works of Garoto” (1991, GSP); “Serenata - Choros & Waltzes of Brazil” (1993, GSP); “Afro-Sambas”, com a cantora Mônica Salmaso (1996, Pau Brasil); "Lira Brasileira" (1997, GSP) e o DVD “Paulo Bellinati Plays Antonio Carlos Jobim” (2002, Mel Bay).

Com Cristina Azuma, gravou o CD "Pingue-pongue" (2011, Delira Música) e com Marco Pereira, o CD "Xodós" (2018, Borandá).

Como arranjador, trabalhou com Leila Pinheiro, Edu Lobo, Vânia Bastos e Gal Costa. Como compositor, foi premiado em 1988 no Carrefour Mondiale de la Guitare, por sua música “Jongo”, gravada por Cristina Azuma. A composição é a mais conhecida do violonista, com várias gravações, incluindo a do renomado violonista John Williams. Como professor lecionou guitarra no Festival de Inverno de Campos de Jordão, apresentando-se no auditório Camargo Guarnieri, entre seus alunos o músico Denner Datti.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.