Paulo Cruz Pimentel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde julho de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Paulo Cruz Pimentel
Paulo Cruz Pimentel
39-° Governador do Paraná
Período 31 de janeiro de 1966
até 15 de março de 1971
Antecessor(a) Algacir Guimarães
Sucessor(a) Haroldo Leon Peres
Secretário da Agricultura do Paraná
Período 31 de janeiro de 1961
até 16 de novembro de 1965
Deputado Federal pelo Paraná
Período 1° de fevereiro de 1987
até 31 de janeiro de 1990
Dados pessoais
Nascimento 7 de agosto de 1928 (89 anos)
Avaré}
Nacionalidade brasileiro
Profissão Advogado
Jornalista

Paulo Cruz Pimentel (Avaré, 7 de agosto de 1928) é um político brasileiro e ex-governador do Paraná.[1]

Estudou na infância e juventude em Avaré e depois em Botucatu. Cursou direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, formado em 1953.

No Paraná dirigiu uma usina de açúcar em Porecatu isso em 1955. No governo de Ney Braga, foi secretário da agricultura. Candidato a governador pelo Partido Trabalhista Nacional foi eleito em outubro de 1965. Na administração continuou com programas de expansão econômica, estendeu para o interior o serviço de luz e energia. Diversas usinas elétricas entre elas Capivari-Cachoeira, Júlio Mesquita e Salto Grande do Iguaçu. Promoveu financiamentos de empresas da indústria e outras companhias, ampliou a rede do Banestado. A saúde pública foi um dos setores que teve uma boa atenção. Fez assentamentos rurais em termos pacíficos. Estimulou o desfavelamento e bons projetos de assistência social, obras públicas, agricultura, rodovias novas e pavimentação de muitas outras. Implantou a Telepar.

Foi eleito deputado federal, tendo participado da Assembleia Nacional Constituinte, de 1987. É um empresário na área de comunicações, dono do Grupo Paulo Pimentel (GPP). No dia 09 de Dezembro de 2011, Pimentel vendeu para o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), os jornais Tribuna do Paraná, O Estado do Paraná. Os veículos faziam parte do Grupo Paulo Pimentel. O negócio compreende a operação dos três veículos, além do maquinário de impressão e o mobiliário das empresas.[2] Com a venda da empresa, Pimentel acredita que está fechando um ciclo de sua vida. "Durante mais de 50 anos, me dediquei à administração do jornal e agora estou encerrando essa fase, na imprensa e na política. Agora pretendo 'desaquecer a cuca' e me dedicar a outras atividades, como locação de imóveis e aplicações financeiras. Não posso negar que me entristece, mas eu tinha que buscar uma solução, prevenindo as dificuldades que poderiam ocorrer ainda".[3]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Algacir Guimarães
Governador do Paraná
19661971
Sucedido por
Haroldo Leon Peres
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Paulo Cruz Pimentel
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.