Paulo Henrique Costa Mattos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2017).
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Paulo Henrique Costa Mattos (Aragarças, 10 de setembro de 1967) é um escritor, poeta, professor de Geografia, História e Sociologia e político brasileiro.

Filho de Corbina Costa Mattos e de Sérvulo Costa Mattos.. É graduado em história pela Universidade Federal de Goiás, Cursou Economia Política pela Universidad Nico Lopez de Cuba e fez especialização em História Regional do Tocantins pela Universidade Estadual do Tocantins - Unitins, Direitos Humanos pela PUC-Goiás e Mestrado em História, Cultura e Poder pela PUC-Goiás.

É professor de antropologia, sociologia, Estudos de Problemas Sócio-Econômicos Brasileiros, Mídia e Cultura na Faculdade [[Unirg], Política Educacional Brasileira e Intervenção Psicossociológica]. Também leciona História e Geografia na Rede Pública Estadual de Tocantins e integra os quadros da Academia Gurupiense de Letras, onde ocupa a cadeira n.º 23. Foi assessor educacional e pesquisador do IFAS (Instituto de Formação e Assessoria Sindical Sebastião Rosa da Paz) entre 1993 e 1999 e Assessor Educacional de diversas entidades populares, sindicais e pastorais em Goiás e Tocantins. No ano de 2006 assumiu a presidência do Diretório Regional do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL no Tocantins, sendo reconduzido ao mesmo cargo em 2007 para mais um mandato até 2009.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Espelho de Paixões (poesias), Edição do Sesi/Fieto, Araguaína, 2002
  • Livro nº 2 da UBE/GO, Edição UBE/GO, [Goiânia]], 1992.
  • Vida Vermelha - História da Esquerda no Brasil: dos primeiros partidos à luta armada do Araguaia. Editora Veloso. Gurupi, 2004
  • Tempo de Não Esquecer - Reflexões em História, Economia, Desenvolvimento Sustentável e Cidadania. Editora Veloso. Gurupi, 2006
  • Neoliberalismo e seus Reflexos no Brasil (em co-autoria com Valdeci Augusto de Oliveira. Gráfica e Editora Tocantinense, Palmas, 1997.
  • O Desafio da Participação e do Controle Social, Editora Veloso, Gurupi, 2009.
  • A Fronteira Final: A Globalização e a Questão Agrária no Brasil, Editora Veloso, Gurupi, 2012.
  • Fagulhas Poéticas (Poesia), Editora Veloso, Gurupi, 2012.
  • Agroescravidão: a degradação do humano e o avanço do agronegócio no Brasil Contemporâneo, Editora Veloso, Gurupi, 2013.

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.