Paulo Tapajós

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paulo Tapajós
Paulo Tapajós
Informação geral
Nome completo Paulo Tapajós Gomes
Nascimento 20 de outubro de 1913
Local de nascimento Rio de Janeiro, DF
Brasil
Morte 29 de dezembro de 1990 (77 anos)
Local de morte Rio de Janeiro, RJ
Gênero(s) MPB
Período em atividade 1928—1988
Gravadora(s) RCA Victor
Continental
Sinter
Afiliação(ões) Irmãos Tapajós
Trio Melodia

Paulo Tapajós Gomes (Rio de Janeiro, 20 de outubro de 191329 de dezembro de 1990) foi um cantor, compositor, produtor e radialista brasileiro.

Estudou desenho na Escola Nacional de Belas Artes, e música com o maestro Lorenzo Fernandes. O trio Irmãos Tapajós foi formado em 1927, com seus irmãos Haroldo e Osvaldo.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1928 estreou na rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Com a saída do irmão Osvaldo do trio. forma uma dupla com o irmão Haroldo, gravando Loura e Morena (Haroldo Tapajós/Vinícius de Moraes; Decadência de Pierrô (Lamartine Babo/Alcir Pires Vermelho); Eu Chorei e Noite Azul. Compôs com Vinicius de Moraes o fox-canção Canção da Noite.

Foi cantor, diretor e produtor de diversos programas da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, em 1942. Saiu da rádio Nacional em 1946 e foi contratado pela rádio Tupi como diretor artístico. Em 1951 compôs o samba Morreu o Anacleto, junto com o compositor Donga. Em 1956 gravou o longplay (Lp), chamado Luar do Sertão.

Dublou diversos desenhos para os estúdios Disney.

Formava a comissão executiva do I Festival Internacional da Canção - TV Rio, Rio de Janeiro, em 1966. Tendo ficado com o cargo de diretor artístico da emissora até 1970.

Em 1971 grava pela RCA Victor - Os saraus de Jacob - Jacob do Bandolim recebe o modinheiro Paulo Tapajós.

Participou de diversos festivais de música pelo país. Por vários anos apresentou, produziu e dirigiu o programa radiofônico Domingo Musical, do Projeto Minerva - Rádio MEC.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências