Paulo de Frontin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outras cidades com este nome, veja Paulo de Frontin (desambiguação).
Engenheiro Paulo de Frontin
Nome completo André Paulo Gustavo de Frontin
Nascimento 17 de setembro de 1860
Petrópolis,  Rio de Janeiro
Morte 15 de fevereiro de 1933 (72 anos)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro1908.gif Distrito Federal
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Engenheiro e político
Viaduto ferroviário construído por Paulo de Frontin, que leva seu nome.


André Gustavo Paulo de Frontin, titulado Conde de Frontin pela Santa Sé[1] (Petrópolis, 17 de setembro de 1860Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 1933), foi um político e engenheiro brasileiro.

Paulo de Frontin 1960 Brazil stamp.jpg

Foi senador, prefeito do antigo Distrito Federal e deputado federal. Ganhou notoriedade ao multiplicar, juntamente com o também engenheiro Raimundo Teixeira Belfort Roxo, o abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro num prazo recorde de uma semana, num empreendimento que ficou conhecido como Episódio da água em seis dias. Ainda como engenheiro, teve notável participação durante o governo municipal de Pereira Passos que realizou a política do bota abaixo, que modificou o cenário carioca. Nessa mesma época chefiou a construção da Avenida Central. Como prefeito (de fevereiro a julho de 1919) realizou obras importantes, como o alargamento da Avenida Atlântica, em Copacabana, e a construção das avenidas Niemeyer e Delfim Moreira, ambas na zona sul da então capital do Brasil.

Batizados em sua homenagem, há uma avenida na zona norte do Rio de Janeiro, assim como um município no interior do mesmo estado, nomeado Engenheiro Paulo de Frontin, anteriormente denominado "Rodeio"; e o município de Paulo Frontin, no Paraná. Também há uma série de ruas por todo o Brasil que levam o seu nome, além de uma avenida no bairro paulistano do Tatuapé, que tem o nome de Avenida Conde de Frontin.

É conhecido como o patrono da engenharia nacional.

Era casado com D. Maria Leocádia Dodsworth de Frontin, condessa de Frontin. Sua esposa era filha do 2.º barão de Javari, sobrinha da baronesa de Tefé, tia de Henrique Dodsworth e prima-irmã de Nair de Tefé.[2][3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Paulo de Frontin
Precedido por
Manuel Cícero Peregrino da Silva
Prefeito do Distrito Federal
(Rio de Janeiro)

1919
Sucedido por
Milcíades Mário de Sá Freire
Ícone de esboço Este artigo sobre engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.