Paulo do Rio Branco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Paulo do Rio Branco em 1896 antes de um jogo França-Escócia, não registado como jogo internacional oficial

Paulo Agenor do Rio Branco da Silva Paranhos (Paris, 10 de julho de 1876Paris, fevereiro de 1927) foi um jogador de rugby. Filho do Barão do Rio Branco e de Marie Philomène Stevens (bailarina de origem belga).

Estudou medicina em Paris. Foi o primeiro jogador de rugby de nacionalidade brasileira a chegar a um nível internacional.

Foi um dos melhores jogadores do time francês Stade Français, ganhando seis títulos de campeão nacional, em 1893, 1894, 1895, 1897, 1898 e 1901. Também foi por duas vezes vice-campeão. Jogava de fullback.

Serviu como voluntário como médico civil durante a Primeira Guerra Mundial e serviu no hospital auxiliar Franco-Brasileiro, dependendo da Cruz Vermelha. Esse fatos levaram-no a receber do governo francês a mais alta homenagem por ele conferida, a medalha de Chevalier de La Légion d’Honneur, ou seja, cavaleiro da Legião de Honra.

Casou-se em Paris com Françoise Obert, francesa, de família aristocrática da Normandia e Borgonha, de quem teve dois filhos: Francette do Rio Branco, casada com Maurice Jean Marcel Deramond, e Jean-Paul da Silva Paranhos do Rio Branco, casado com Adrienne McArdle.

Foi sepultado em 17 de fevereiro de 1927 no Cemitério do Père-Lachaise.