Jaime Paz Zamora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Paz Zamora)
Jaime Paz Zamora
Jaime Paz Zamora
60.º Presidente da Bolívia
Período 6 de agosto de 1989
a 6 de agosto de 1993
Vice-presidente Luis Ossio Sanjinés
Antecessor(a) Víctor Paz Estenssoro
Sucessor(a) Gonzalo Sánchez de Lozada
32.º Vice-presidente da Bolívia
Período 10 de outubro de 1982
a 14 de dezembro de 1984
Presidente Hernán Siles Zuazo
Antecessor(a) Luis Adolfo Siles Salinas
Sucessor(a) Julio Garrett
Dados pessoais
Nascimento 15 de abril de 1939 (82 anos)
Cochabamba, Bolívia
Alma mater Colégio do Sagrado Coração
Cônjuge Carmen Pereira
Viviana Limpias
Partido Movimento de Esquerda Revolucionário
Assinatura Assinatura de Jaime Paz Zamora

Jaime Paz Zamora (Cochabamba, 15 de abril de 1939) é um político boliviano que foi presidente de seu país entre 6 de agosto de 1989 e 6 de agosto de 1993.[1] Ele também foi vice-presidente entre 1982 e 1984.[2]

Zamora, formado em filosofia e teologia estudou ciências sociais e políticas na Bélgica.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jaime Paz Zamora nasceu em Cochabamba em 15 de abril de 1939, filho de um homem de Tari, o general Néstor Paz Galarza, primo-irmão do presidente Víctor Paz Estenssoro e de Edith Zamora, de Tari.

Foi bacharel no Colégio Jesuíta do Colegio del Sagrado Corazón em Sucre e mudou-se para a cidade de Córdoba na Argentina onde ingressou na ordem religiosa dos Redentoristas e estudou filosofia e teologia. Antes de receber a ordem sacerdotal, aposentou-se da vida religiosa. Anos mais tarde, formou-se como Bacharel em Ciências Sociais e Políticas com especialização em Relações Internacionais na Universidade Católica de Leuven, Bélgica.

Foi fundador em 7 de setembro de 1971 e líder do Movimiento de Izquierda Revolucionaria (partido MIR da Bolívia registrado na Internacional Socialista. Além disso, organizou a resistência clandestina contra o regime militar do general Hugo Banzer Suárez.[1]

Presidente da Bolívia (1989-1993)[editar | editar código-fonte]

Foi eleito vice-presidente pelo Congresso em 1982. Suas relações com o presidente Hernán Siles Zuazo eram tensas e conflituosas devido à ruptura entre o MIR e a coalizão. Finalmente, renunciou em 14 de dezembro de, 1984 para se qualificar como candidato presidencial.

Em 5 de agosto de 1989 foi proclamado presidente pelo Congresso apesar de ter ficado em terceiro lugar durante as eleições gerais de 7 de maio daquele ano, graças ao apoio político que recebeu do segundo candidato mais votado, a direita e ex-rival ideológica Hugo Banzer Suárez. Ao ajudar Paz Zamora, Banzer evitou a proclamação de Gonzalo Sánchez de Lozada, que havia vencido as eleições, mas não com os 50% necessários para assumir a presidência. Acabar com a frase popular que Paz Zamora proferiu durante as eleições de 1980 para os Ríos de Sangre Insalvables referindo-se à perseguição política sofrida pelos militantes do MIR durante a ditadura de Banzer.

Durante seu governo, assinou o Acordo de Integração “Andrés de Santa Cruz”, que estabelece que o Peru conceda à Bolívia, por 50 anos extensíveis, uma zona turística livre ao longo de 5 km² da costa de Ilo, batizada pelos presidentes de “Bolívia-Mar”.

Zamora defendeu o potencial uso medicinal e industrial da coca, mas obteve muito pouco em termos de resultados concretos. Por outro lado, acusações de corrupção interromperam seu mandato, o que acabaria levando à prisão de seu assessor e cofundador do MIR, Oscar Eid, por ligações com o narcotráfico. Cumpriu os quatro anos de prisão completos, o que a longo prazo trouxe repercussões totalmente negativas para a pessoa de Paz e para o MIR. Na política externa, Paz Zamora negociou com sucesso a cessão de um porto soberano na costa peruana, embora sem a continuidade territorial do território boliviano, seu benefício foi bastante limitado.

Seu governo foi marcado por denúncias de corrupção e supostas ligações com o tráfico de drogas. Apesar de ter sido um dos governos que mais tentou implementar políticas de mercado livre na Bolívia (em 1992 Paz Zamora aprovou a lei de privatização, antecessora da lei de capitalização que Gonzalo Sánchez de Lozada iria implementar), finalmente os supostos escândalos de corrupção e narcóticos empates não foram comprovados.

Após a saída do poder em 1993, a figura do MIR e Paz Zamora foram consideravelmente prejudicadas pela derrota eleitoral de Hugo Bánzer, da qual foi eleito o líder do Movimento Nacionalista Revolucionário, Gonzalo Sánchez de Lozada. Paz Zamora concorreu à presidência quatro vezes até agora: 1985, 1989, 1997 e 2002. Ficou em terceiro lugar nas preferências nas três primeiras eleições e em quarto na última. Nas eleições gerais realizadas em 18 de dezembro de 2005, apresentou sua candidatura a prefeito do departamento de Tarija, mas foi derrotado.[1]

Referências

  1. a b c d «Jaime Paz Zamora» (em espanhol). Consultado em 22 de janeiro de 2011 
  2. «Vicepresidency of Bolivia». Governo da Bolívia 

Precedido por
Víctor Paz Estenssoro
Presidentes de Bolívia
1989 - 1993
Sucedido por
Gonzalo Sánchez de Lozada
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.