Pediococcus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaPediococcus
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Bacteria
Divisão: Firmicutes
Classe: Bacilli
Ordem: Lactobacillales
Família: Lactobacillaceae
Género: Pediococcus
Claussen, 1903
Espécies
P. acidilactici

P. cellicola
P. claussenii
P. damnosus
P. ethanolidurans
P. inopinatus
P. parvulus
P. pentosaceus
P. stilesii

Pediococcus Claussen, 1903 é um género de bactérias Gram-positivas produtoras de ácido láctico, incluídas na família Lactobacillaceae. As espécies pertencentes a este género ocorrem geralmente em aglomerados de dois ou quatro indivíduos, ou seja em pares ou tétradas, dividindo-se ao longo dos respectivos planos de simetria, comportamento que partilham com outros géneros de cocci produtores de ácido láctico, como Aerococcus e Tetragenococcus. As espécies pertencentes a este género são puramente homofermentativas. A espécie Pediococcus dextrinicus foi recentemente movida para o género Lactobacillus.[1]

Descrição e usos[editar | editar código-fonte]

As bactérias do género Pediococcus, em conjunto com outras espécies produtoras de ácido láctico como as pertencentes aos géneros Leuconostoc e Lactobacillus, são responsáveis pela fermentação de diversos alimentos para humanos e animais, como o sauerkraut e a silagem. Nesses processos de fermentação, os açúcares presentes nos vegetais frescos são fermentados em ácido láctico, o qual acidifica os produtos e impede a sua posterior degradação, retendo muito do seu valor nutricional.

As bactérias do género Pediococcus são geralmente consideradas como contaminantes em vinhos e cervejas, mas a sua presença é por vezes desejada em alguns estilos de cerveja, como o lambic.

Algumas estirpes de Pediococcus produzem diacetil, o composto que dá a alguns vinhos estilos de cerveja um aroma amanteigado ou do tipo butterscotch, como o Chardonnay.

Algumas espécies de Pediococcus são frequentemente usadas como inoculantes no processo de ensilagem e como probióticos, sendo considerados micróbios benéficos na produção de queijos e iogurtes.

Notas

  1. Haakensen, M; Dobson, CM; Hill, JE; Ziola, B (2009). «Reclassification of Pediococcus dextrinicus (Coster and White 1964) back 1978 (Approved Lists 1980) as Lactobacillus dextrinicus comb. Nov., and emended description of the genus Lactobacillus»: 615–21. doi:10.1099/ijs.0.65779-0. PMID 19244449 

Ver também[editar | editar código-fonte]