Pedra Formosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pedra Formosa é um monólito de grandes dimensões, normalmente decorado com gravuras em baixo relevo, localizado no interior dos balneários da civilização castreja que permitia o acesso, por uma pequena abertura, ao compartimento dos banhos e vapores quentes.

Alguns exemplos[editar | editar código-fonte]

Pedras Formosas da Citânia de Briteiros[editar | editar código-fonte]

Citânia de Briteiros, exposta no Museu da Cultura Castreja em Briteiros
Citânia de Briteiros

A Pedra Formosa mais importante da Citânia de Briteiros, localizada na freguesia de Salvador de Briteiros, concelho de Guimarães, distrito de Braga, encontra-se exposta no Museu da Cultura Castreja em Briteiros.

É um monólito de granito, trabalhado provavelmente há uns três mil anos, com quase três metros de largura e mais de dois de altura, pesando aproximadamente cinco toneladas.

Trata-se da peça principal de um monumento que é essencialmente um conjunto arquitectónico pré-romano de banhos (vapor e água) construído no período castrejo e que, há 100 anos, o historiador Martins Sarmento referenciou.

Uma segunda Pedra Formosa encontra-se na Citânia de Briteiros.

Pedra Formosa do Castro das Eiras[editar | editar código-fonte]

Castro das Eiras

A Pedra Formosa do Castro das Eiras, na freguesia de Pousada de Saramagos, concelho de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, foi identificada em 1880 por Martins Sarmento, tendo o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão retomado as escavações em 1990, sob direcção do arqueólogo Francisco Queiroga. Pertencia a um complexo de banhos datados do primeiro milénio a.C.

Pedra Formosa da Citânia de Sanfins[editar | editar código-fonte]

Citânia de Sanfins

A Citânia de Sanfins é uma das principais estações arqueológicas da Península Ibérica, localizada no distrito do Porto, concelho de Paços de Ferreira, freguesia de Sanfins de Ferreira.

O edifício destinado aos banhos públicos destaca-se, do conjunto arqueológico da Citânia, pela sua técnica e aparato.

Os primeiros estudos, desta Citânia, devem-se aos historiadores Martins Sarmento e Leite de Vasconcelos.

Pedra Formosa de Tongóbriga[editar | editar código-fonte]

Tongóbriga

Tongóbriga é uma cidade romana situada na freguesia do Freixo, concelho de Marco de Canaveses, distrito do Porto. A Pedra Formosa encontra-se junto das antigas termas romanas. [1]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.