Pedra esculpida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rizblyar trabalhando na Cathedral of St. John the Divine de Nova York, em 1909.
Monumento de pedra talhada em Bershad.

Pedra talhada redirige a seixo talhado. Veja também Paleolítico ("idade da pedra talhada") e Neolítico ("idade da pedra polida").

A pedra esculpida é o formato da pedra uma vez que esta é submetida ao processo de talhe, para dar-lhe a forma e o acabamento exterior requeridos.

História[editar | editar código-fonte]

A escultura com pedra tem tido lugar em todas as etapas da história, em todas as culturas e em todos os países e povos do mundo, em campos como a arquitetura, a escultura, a decoração ou a joalheria.

Ver também: Petroglifo

Modalidades[editar | editar código-fonte]

O talhado pode-se fazer com: Serra, torneador, perfurador, rectificado, polido e em operações de talhe de jóias, gravuras etc.

Materiais[editar | editar código-fonte]

O maior lucro no talhado de pedra está associado com o talhe de pedras nobres como: ágata, ónix, feldespato, cristal de rocha, amatista, jaspe, jade, rodonita, malaquita, lapis-lazúli, esmeralda, turquesa, selenita, obsidiana, mármore. além de outros materiais empregados em joalheria e bijuteria como as pedras preciosas (talha de diamantes) e semi-preciosas, e produtos de outra origem, como o âmbar e o coral.

Ver também: Pietra dura

Ferramentas para esculpir a pedra[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Enciclopédia da pequena mineração . В 3-х т. / За ред. В. Em 3-t / ed. V. С. Білецького . S. Biletsky . — Донецьк: «Донбас», 2004. - Donetsk "Donbass", de 2004. — ISBN 966-7804-14-3 . - ISBN 966-7804-14-3.
  • Ignacio Carate Rojas, Luis Prieto Prieto e Demetrio Gaspar. Arte dos yesos .