Toei Company

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pedreira da Toei)
Toei Company
Toei Company
Toei Company
Sede da Toei em Tóquio
Razão social Toei Company, Ltd.
Nome nativo 東映株式会社
Nome romanizado Tōei Kabushiki-gaisha
Nome(s) anterior(es) Toyoko Eiga (1938–1949)
Tokyo Film Distribution (1949–1951)
Pública (KK)
Cotação TYO: 9605
Atividade Entretenimento
Fundação 8 de junho de 1938
Fundador(es) Keita Gotō
Sede Tóquio,  Japão
Presidente Noriyuki Tada
Empregados 343 (2019)
Antecessora(s) Toyoko Eiga Company
Website oficial toei.co.jp

Toei Company, Ltd. (東映株式会社 Tōei Kabushiki-gaisha?) é um estúdio japonês fundado em 1957. O estúdio é responsável pela produção de vários filmes, séries (especialmente de tokusatsu) e animes (através de sua subsidiária, a Toei Animation), muitos deles famosos em todo o mundo.[1][2]

Historia[editar | editar código-fonte]

Toei foi formada em 1951, a partir da junção da Toyoko e Oizumi Studios ea Tokyo Motion Picture Distribution Company. Em 1954, começou a produção de dois longas-metragens por semana, eliminando conjunto de alterações e concentrando-se em filmes de ação. Foi o primeiro estúdio japonês a produzir filmes no formato wide-screen. Isso foi possível devido a ajuda financeira de exibidores que emprestaram o dinheiro para converter a instalações para wide-screen. Na década de 1950, A Toei entrou no ramo da televisão, a entrada da toei na tv foi devido declínio de sua participação nos cinemas. A toei se especializou no início da sua fundação na criação de Tokusatsu alguns anos depois a Toei Company criou a Toei Animation e começou a investir na criação de animes. A partir dos anos 1980, a Toei Animation, sua divisão de animação, produziu uma série de animes de sucesso, incluindo o Voltron, Sailor Moon, e franquias de Dragon Ball, e consolidou-se como a maior distribuidora de anime do Japão.

Toei Channel[editar | editar código-fonte]

Há alguns anos no japão, a Toei lançou o seu próprio canal de tv por assinatura, o Toei Channel, ele é oferecido na Sky Perfect TV operadora similar a Sky Brasil e a partir de outubro de 2013 o canal passou a estar disponível nos Estados Unidos através da operadora My Globe TV. A distribuição do canal nos EUA é feito através do chamado IPTV e por CABO o canal custará 19,99 dólares por mês. No caso do Japão é diferente pois o canal além da transmissão IPTV ele tem a transmissão via satélite.

Expansão do canal[editar | editar código-fonte]

Com a entrada do canal nos Estados Unidos deu esperança aos fãs brasileiros de tokusatsu de terem no Brasil o canal. No entanto, a Toei não se pronunciou sobre uma possível expansão do canal fora dos EUA.

No caso do Brasil a chance do canal chegar a alguma operadora de cabo é maior, pois um dos principais argumentos da Toei Company para levar seu canal para os EUA foi de atender o grande número de descendentes que vive por lá, cerca de 400 mil pessoas. O número só é inferior ao do Brasil que tem a maior colônia japonesa do mundo, mais de 1 milhão de pessoas. Por esse motivo a chance do canal entrar no Brasil é maior que no restante da America Latina que tem um baixo número de descendentes japoneses.

Referências

  1. «Tōei Company, Ltd.» (em inglês). Encyclopædia Britannica. Consultado em 17 de outubro de 2022 
  2. «Inside Japan's Beloved Toei Animation» (em inglês). AWN. 1 de setembro de 1999. Consultado em 17 de outubro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.