Pero Lopes de Sousa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pedro Lopes de Souza)
Pero Lopes de Souza
Nascimento 1497
Lisboa
Morte 1539 (42 anos)
Madagascar
Nacionalidade Portugal Português
Ocupação Navegador, militar

Pero Lopes de Souza (Lisboa, 1497Madagascar, 1539) foi um fidalgo português, navegador e militar. Irmão de Martim Afonso de Souza, foi donatário das capitanias de Itamaracá, Santo Amaro e Santana. Escreveu o Diário da Navegação, considerado o mais importante relato sobre a expedição de seu irmão ao Brasil, entre 1530 e 1532.[1]

Casou-se com D. Isabel de Gamboa da qual teve 3 filhos: Martim Afonso de Souza, 2.º donatário das capitanias de Itamaracá, Santo Amaro e Santana, Pero Lopes de Souza (filho) e Jerônima de Albuquerque e Souza 3.ª donatária das capitanias de Itamaracá, Santo Amaro e Santana.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de família nobre, viveu na corte a infância e juventude.

Ainda jovem, tornou-se navegador. Em dezembro de 1530 partiu com o irmão em missão ordenada pelo rei João III de Portugal para explorar terras brasileiras. Em 1532, decidiu retornar a Portugal. Na viagem de volta enfrentou e aprisionou dois navios franceses ao largo de Pernambuco. Essa aventura lhe rendeu cinquenta léguas de terras no litoral do Brasil, oferecidas pela Coroa.

Em 1539, ocupando o posto de capitão-mor de uma esquadra de seis navios, partiu de Lisboa para a Índia. Na viagem de volta, naufragou próximo a Madagascar (Ilha de São Lourenço para os portugueses), e o seu corpo desapareceu no mar.

Obra[editar | editar código-fonte]

Em 1839, o historiador Francisco Adolfo de Varnhagen descobriu o seu "Diário da Navegação".

Na obra, Lopes de Sousa narra, além de sua biografia e a de seu irmão, episódios como a fundação das vilas de São Vicente e Piratininga e os descobrimentos do Rio de Janeiro, do Rio da Prata e da ilha de Fernando de Noronha. É peça chave para se entender a luta de séculos entre Portugal e Espanha pelo controle do estuário do Rio da Prata e o primeiro documento a descrever a costa sul-americana. Narra ainda o contacto com os degredados e a expulsão dos franceses.

Diz-se na "Brasiliana da Biblioteca Nacional", Rio de Janeiro, 2001:

'Navegador afeito à ação, Pero Lopes oferece passagens que emocionam o leitor, com um tom entre deslumbrado e surpreso diante da realidade geográfica e humana da terra visitada, como a chegada à baía do Salvador e do Rio de Janeiro, o relato da subida pelos rios Paraná e Uruguai, a fundação da vila de São Vicente, ou ainda, o ataque aos núcleos franceses que comerciavam o pau-brasil. Sobre a sua chegada ao Rio de Janeiro, diz: ´A gente deste Rio é como a da Bahia de Todos os Santos, senão quanto é mais gentil gente. Toda a terra deste Rio é de montanhas e serras muito altas. As melhores águas há neste que podem ser."

O nome que durante cerca de três séculos batizou o atual estado do Rio Grande do Sul, Rio Grande de São Pedro, veio da expedição de Martim Afonso de Sousa e lhe foi dado em homenagem a Pero (Pedro) Lopes de Sousa.[3]

Armas de Brasão[editar | editar código-fonte]

Brasão da família Sousa

Seu Brasão D'Armas é descrito da seguinte forma: Esquartelado: o primeiro e o quarto de prata, com cinco escudetes de azul postos em cruz, cada escudete carregado de cinco besantes do primeiro esmalte, postos em sautor; o segundo e o terceiro de prata com um leão rampante de púrpura. Timbre: o leão do escudo.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Mini-biografia de Pero Lopes de Souza em Netsaber. Acesso em 16 de janeiro de 2012.
  2. a b PELUCIA, Alexandra. Martim Afonso de Souza e a sua Linhagem: A Elite Dirigente do Império Português nos Reinados de D. João III e D. Sebastião, Dissertação de Doutoramento em História - Especialidade em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.  Online, em formato pdf
  3. COSTA E SILVA, Riograndino, Notas à Margem da História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora Globo, 1968. Página 80.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Donatário da Capitania de Itamaracá
1534 — 1539
Sucedido por
Martim Afonso de Sousa (sobrinho)
Precedido por
Donatário da Capitania de Santo Amaro
1534 — 1539
Sucedido por
Martim Afonso de Sousa (sobrinho)
Precedido por
Donatário da Capitania de Santana
1534 — 1539
Sucedido por
Martim Afonso de Sousa (sobrinho)

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.