Pedro Luís Neves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pedro Luis Neves)

Pedro Luís Neves (Lisboa, 1955) é um músico e compositor português, conhecido sobretudo pela sua participação no grupo Da Vinci.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Lisboa em 1955.
Iniciou os estudos musicais em 1965 na Fundação Calouste Gulbenkian.

Passou pela Academia dos Amadores de Música e estudou piano e harmonia com o maestro João de Mello Júnior.
Quando saiu da Faculdade de Ciências de Lisboa onde cursou Biologia, formou um quarteto de Jazz no Hot Clube de Portugal ('Ar Condicionado') e entrou no universo das técnicas de improvisação e composição, colaborando em simultâneo na criação de dois espectáculos de Teatro Experimental com os grupos Comuna Teatro de Pesquisa e Grupo de Teatro Oficina do Brasil, com a peça "Galileu" de Brecht.

Em 1977 com Fernando Girão mergulhou na música popular brasileira (‘O Circo da Vida’), e com os Tantra entrou nas complexas estruturas do ‘rock sinfónico’ (Holocausto, Humanoid Flesh), com apresentação ao vivo no Coliseu dos Recreios de Lisboa. Como pianista e arranjador gravou em Madrid com Paulo de Carvalho e Carlos Mendes o álbum de regresso dos Sheiks e respectiva série de televisão.

Em 1980 com Júlio Pereira, Fernando Júdice e Rui Cardoso fez os arranjos para o espectáculo ‘Ser Solidário’ de José Mário Branco integrando como pianista a orquestra na turné nacional e gravação do LP.

Em 1982 fundou com a cantora Iei-Or o grupo de música pop Da Vinci onde adquiriu ao longo do percurso grande experiência como compositor e produtor musical através dos anos com a gravação de quinze discos de temas originais. No campo da publicidade produziu e compôs "jingles" e "spots" alguns dos quais premiados com Prémios RTC.

Venceu, Com os Da Vinci, o Festival RTP da Canção 1989 e representou Portugal no Eurovision Song Contest como autor e intérprete com a canção "Conquistador" que foi Disco de Platina.

Recebeu ainda o Prémio Popularidade da Casa da Imprensa, o Prémio Popularidade da Rádio Festival, o Prémio Autor de Poesia do Festival da Canção de Lisboa.

Dirigindo uma banda ao vivo fez várias digressões pelo país e estrangeiro (França, Suíça, Canadá, África do Sul, etc.). Compôs e produziu também vários discos para outros artistas, entre os quais a cantora brasileira Marisa Dwir.

Em 1995 aventurou-se na composição de música sinfónica criando as obras para orquestra e coro "Sete Suites Sinfónicas".

Desde então, tem vindo a dedicar-se essencialmente à composição, criando algumas obras inéditas entre as quais "The Piano Collection" (dez peças para piano, 2002), "Quartetos" (quatro peças para piano e cordas, 2004), e a trilogia "Garden of Delights" (três poemas sinfónicos para orquestra, coro e solistas, 2005-2008).

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com Tantra[editar | editar código-fonte]

Com Sheiks[editar | editar código-fonte]

Com José Mário Branco[editar | editar código-fonte]

Com Da Vinci[editar | editar código-fonte]

Obras[editar | editar código-fonte]

  • "Sete Suites Sinfónicas" (para orquestra e coro, 1995)
  • "The Piano Collection" (dez peças para piano, 2002)
  • "Quartetos" (quatro peças para piano e cordas, 2004)
  • "Spirits Octet" (duas peças para octeto de cordas,sopros e percussão,2005)
  • Trilogia "Garden of Delights" (três poemas sinfónicos para orquestra, coro e solistas, 2005-2008).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.