Pedro Queiroz Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Pedro Mendonça de Queiroz Pereira GCME (Lisboa, 5 de março de 1949Ibiza, 18 de agosto de 2018) foi um empresário português e antigo piloto de competição.

Frequentou o Colégio Militar[1] e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, mas deixou os estudos para se dedicar aos negócios. Viveu no Brasil entre 1975 e 1987, para onde a família se mudou durante o PREC. Nesse país foi igualmente praticante de desportos automóveis, nomeadamente Fórmula 2, competindo com o célebre Ayrton Senna.[2]

Exerceu funções em várias sociedades controladas pela família Queiroz Pereira, com interesses no sector imobiliário, hotelaria, agricultura, energias renováveis, automóvel, e artefactos e pré-fabricados de cimento.[3] Foi membro do Conselho de Administração do Hotel Ritz e do Banco Espírito Santo. Em 1995 expandiu os interesses da família Queiroz Pereira para a indústria cimenteira, com a aquisição da Secil e, posteriormente, para a indústria do papel, com a aquisição de 30% da Portucel,[4] empresas onde exerceu funções como presidente do Conselho de Administração; acumulando com o de presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Semapa.

A 6 de novembro de 2009, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial - Classe do Mérito Industrial.[5]

Em 2015 foi anunciado que a liderança executiva da Semapa seria assumida por João Castelo Branco, então diretor da McKinsey Ibérica. A mudança coincidiu com o lançamento, pela Semapa, de uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o seu próprio capital, oferecendo em troca ações da Portucel. Tratou-se assim, em rigor, de uma oferta pública de troca (OPT) feita às acções da Semapa que não são detidas pela Soldim, a holding familiar controlada pela família Queiroz Pereira. A Sodim controla, por sua vez, 54,5% da Semapa, empresa que detém 75,8% da Portucel.[6]

Morreu a 18 de agosto de 2018, aos 69 anos de idade, após um ataque cardíaco fatal no seu iate, em Ibiza.[7][8]

Referências

  1. Meninos da Luz – Quem é Quem II. Lisboa: Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar. 2008. ISBN 989-8024-00-3 
  2. Dinheiro Vivo
  3. Cotec Portugal
  4. TSF
  5. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Pedro Mendonça de Queiroz Pereira". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 19 de agosto de 2018. 
  6. Jornal de Negócios
  7. Morreu o empresário Pedro Queiroz Pereira, Lusa 19.08.2018
  8. Pedro Queiroz Pereira terá morrido devido a queda em barco, avança imprensa espanhola, 19.08.2018