Pedro Sousa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura jogador da selecção nacional portuguesa de futebol de praia, veja Pedro Sousa (futebol de praia).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pedro Sousa
Nascimento 19 de novembro de 1984 (32 anos)
Ourém,  Portugal
Nacionalidade Português
Ocupação Actor, argumentista, produtor e realizador
IMDb: (inglês)

Pedro Sousa (19 de novembro de 1984, Vale Travesso - Ourém, Portugal), argumentista, produtor e realizador português.

É licenciado em Cinema pela Universidade Lusófona (2006). Tem o curso de Produção para Cinema e Televisão pela Academia do Bairro (2000), e o Curso Geral de Som pela ETIC (1998).

Como técnico de som colaborou com várias bandas e músicos e participou na gravação dos álbuns Babilónia e O Caminho da Felicidade II dos Delfins. Foi Produtor executivo de projectos como Blue Shoes Project, Quatzel e Whoz Next entre outros.

Foi fundador e baterista da banda de Rock Alternativo Dilema (1994), uma das mais promissoras bandas dos Açores nos anos 90. Deram mais de 90 concertos em 3 anos e tocaram em várias ilhas e também no continente. Gravaram 2 demo-tapes e um videoclipe, participaram em vários programas de rádio e fizeram manchete em vários jornais chegando a ser capa do Jornal Açoriano Oriental (1995).

Ganhou o Prémio de Melhor Videoclipe de Hip-Hop no concurso Alcatel - Alarga a tua vida (2005), com a realização e produção em Stop Motion do videoclipe Por Nós dos Projecto Simbiose.

Realizou a curta-metragem Fatal, que conta nos principais papéis Helena Laureano, Filipe Duarte, Luís Esparteiro e João Cabral. O filme foi seleccionado para vários festivais nacionais e internacionais como o Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora ou o New York Film and Video Festival entre outros. A curta-metragem estreou nas salas de cinema em Portugal antecedendo o filme Basic Instinct 2 com Sharon Stone, o filme foi visto por mais de 120,000 espectadores. Fatal é a curta-metragem mais vista em Portugal.

Foi o produtor Português do filme História (2007), realizado por Karsten Liske. O filme foi rodado em Lisboa e Berlim numa co-produção entre Alemanha e Portugal. Como argumentista tem várias curtas e longas metragens escritas. É sócio da produtora independente 360, uma produtora de televisão, cinema e multimédia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]