Pedro do Rio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde junho de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

Pedro do Rio é um distrito de Petrópolis.[1]

Está localizado aproximadamente 27 km do centro histórico; Pedro do Rio é um dos maiores distritos de Petrópolis, abrangendo as localidades: Fagundes, Barra Mansa, Secretário, Retiro das Pedras, Alto Pegado, Vila Rica, Taquaril e Pedro do Rio. O distrito possui uma área de aproximadamente 18 km², e com uma população aproximada de 12 mil habitantes.

O clima predominante é o tropical. A hidrografia se resume nos rios Santo Antônio e Piabanha. Pedro do Rio possui algumas montanhas e vales, tendo a Serra das Cambotas em Secretário, e a Pedra do Taquaril, e também o Vale de Secretário.

A antiga estação de Pedro do Rio e um ponto histórico de Petrópolis e uma das únicas estações férreas em bom estado de conservação, atualmente, a estação funciona como Centro de Cultura.[2]

Toponímia[editar | editar código-fonte]

A tradição afirma que o nome do lugar deve-se ao fato de que existiu um rancho nas proximidades do Rio Piabanha, no trecho da antiga estação ferroviária local, cujo dono chamava-se Pedro; já na região próxima do Alto Pegado, outro rancho existia e, por coincidência, o respectivo proprietário também se chamava Pedro. Assim, a distinção se fez naturalmente, havia o "Pedro do Alto" e o "Pedro do Rio". [3]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externos[editar | editar código-fonte]