Pedro do Rio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde junho de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

Pedro do Rio é um distrito de Petrópolis.[1]

Está localizado aproximadamente 27 km do centro histórico; Pedro do Rio é um dos maiores distritos de Petrópolis, abrangendo as localidades: Fagundes, Barra Mansa, Secretário, Retiro das Pedras, Alto Pegado, Vila Rica, Taquaril e Pedro do Rio. O distrito possui uma área de aproximadamente 18 km², e com uma população aproximada de 12 mil habitantes.

O clima predominante é o tropical. A hidrografia se resume nos rios Santo Antônio e Piabanha. Pedro do Rio possui algumas montanhas e vales, tendo a Serra das Cambotas em Secretário, e a Pedra do Taquaril, e também o Vale de Secretário.

A antiga estação de Pedro do Rio e um ponto histórico de Petrópolis e uma das únicas estações férreas em bom estado de conservação, atualmente, a estação funciona como Centro de Cultura.[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.petropolis.rj.gov.br/fct/index.php/turismo/hoteis-e-pousadas/111-pedro-do-rio-e-secretario.html
  2. http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_petropolis/pedro.htm<

Ligações externos[editar | editar código-fonte]