Peering

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Peering[editar | editar código-fonte]

Peering é um esforço colaborativo, seja de pessoas ou organizações, onde cada parte contribui voluntariamente e de forma aberta para a formação de determinado conteúdo. Essa definição é mais adequada para sua utilização no tráfego de dados na Internet, significando uma interconexão onde as partes envolvidas não necessitam de um acordo explícito.

Conceitos[editar | editar código-fonte]

O autor Don Tapscott, em sua obra Wikinomics, discorre sobre o peering como ferramenta fundamental da Web2.0, onde o colaboracionismo é sua característica principal. As transformações que a Internet sofreu ao longo dos anos, resultando no barateamento e nas inovações de sua infra estrutura, correspondem ao surgimento de estruturas colaborativas de baixo custo, como a telefonia via Internet, softwares de código aberto e plataformas globais de terceirização.

Peering e seus colaboradores[editar | editar código-fonte]

Uma das características mais intrigantes do peering é entender a motivação que leva milhões de indivíduos a investirem seu tempo em ações que não reverterão benefícios tangíveis a eles, uma v ssas comunidades virtuais.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

TAPSCOTT, D; WILLIAMS, A.Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

SHIRKY, C lay. A Cultura da Participação, criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro, Zahar, 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Interconnection and Peering among Internet Service Providers

Don Tapscott Website