Peggy Gilbert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Peggy Gilbert
Nascimento 17 de janeiro de 1905
Sioux City
Morte 12 de fevereiro de 2007 (102 anos)
Burbank
Cidadania Estados Unidos
Ocupação líder de banda, maestra, músico de jazz, cantora, saxofonista

Peggy Gilbert, nascida com o nome de Margaret F. Knechtges (Sioux City, 17 de janeiro de 1905Burbank 12 de fevereiro de 2007), foi uma saxofonista e líder de banda jazz norte-americana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Peggy Gilbert ganhou renome como intérprete de música jazz feminina, com uma carreira que durou mais de 80 anos. Quando tinha apenas 7 anos de idade, ela tocava piano e violino com a banda musical do seu pai; mais tarde descobriu a música jazz, e começou a tovcar saxofone. Depois do liceu, ela representou em teatros e resorts locais, e tornou-se uma pioneira tanto no rádiocomo na televisão. Em 1928 mudou-se para Hollywood, onde apareceu nos primeiros filmes e fez tornées com espectáculos de vaudeville dos Fanchon and Marco.

Em 1933 fundou a sua própria banda de jazz constituída somente por elementos femininos (cujo nome mudou várias vezes: desde "Peggy Gilbert and Her Metro Goldwyn Orchestra" a "Peggy Gilbert and her Symphonics", entre outros), na qual ela também interpretava saxofone, vibrafone, piano e vocais.

Durante as décadas de 1930 1940 Peggy Gilbert and e a sua banda actuaram nos mais famosos clubes nocturnos de Hollywood, desde o "Cotton Club" ao "Cocoanut Grove". Durante este periodo também apareceu em filmes, viajando pelo Alasca com uma trupe de "USO", e começou a ser uma advogada para mulheres músicas. Depois de um periodo de dificuldades a seguir à Segunda Guerra Mundial, Gilbert fez sucesso em programas de rádio e televisão durante a década de 1950, aparecendo em anúncios comerciais tal como em espectáculos tais como "The Golden Girls", "Dharma and Greg", e outros programas.

Em 1974, aos 69 anos de idade, criou a sua última grande banda feminina, as "The Dixie Belles", com outros acompanhamentos musicais da era do vaudeville e das "Big Band" (Grandes Bandas). O grupo actuou com grande aclamação na televisão e em festivais de Jazz, aparecendo no "The Tonight Show with Johnny Carson" e na "Rose Bowl Parade" de 1980, entre muitos outros compromissos. Em 1985 a banda gravou o álbum "Peggy Gilbert & The Dixie Belles", o qual está disponível em CD (com a chancela da "Cambria Master Recordings").

Inteligente, generosa, e charmosa, Peggy Gilbert viveu até aos 102 anos de idade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]