Península de North Auckland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Península de North Auckland (Northland)
Península de North Auckland
País  Nova Zelândia
Região Ilha Norte
Coordenadas 35° 23' 13.2" S 173° 48' 36" E
Península de North Auckland (Northland) está localizado em: Nova Zelândia
Península de North Auckland (Northland)

A Península de North Auckland (ou de Auckland do Norte, ou, na sua forma portuguesa, de Auclanda do Norte) ou Península de Northland é uma península no extremo norte da Ilha Norte da Nova Zelândia.

Junta-se ao resto da ilha pelo istmo de Auckland, entre Waitemata Harbour e Manukau Harbour, no centro da Área Metropolitana de Auckland. A Região de Northland ocupa os 80% mais setentrionais da península, enquanto a parte meridional faz parte da Região de Auckland.

A península estende-se para noroeste cerca de 330 km a partir do istmo de Auckland, e tem largura máxima de 85 km.[1][2] A costa é muito irregular, com muitas subpenínsulas a ramificar a partir da península principal.

Os últimos 100 km constituem a península de Aupouri, na qual se situam os cabos Maria van Diemen, Reinga, Norte, e os Surville Cliffs, o verdadeiro extremo setentrional da ilha Norte, à latitude 34° 23' 47" Sul.

Referências

  1. Orange, Claudia (2 de março de 2009). «Northland region - Geography». Te Ara - the Encyclopedia of New Zealand. Consultado em 24 de dezembro de 2012. Northland is a narrow peninsula, about 330 kilometres long from Auckland to Cape Rēinga. [....] The region is 85 kilometres across at its widest point. 
  2. Franklin, Samuel Harvey (1966). «North Auckland region». In: A.H. McLintock. An Encyclopaedia of New Zealand. Consultado em 24 de dezembro de 2012. The northernmost region of New Zealand projects out as a long peninsula some 200 miles in length (from the Waitemata Harbour) and not much more than 50 miles at its widest point. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Nova Zelândia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.