Península de Querche

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Península de Querche
– Península –
A península de Kerch, no extremo leste da Crimeia
País Rússia (reivindicado pela Ucrânia)
Região Crimeia
Coordenadas 45° 15' N 36° E

A península de Querche[1] ou Kerch (em ucraniano: Керченський півострів, Kertchens'kyï pivostriv ; em russo: Керченский полуостров, Kertchenski polouostrov ; em tártaro da Crimeia, Keriç yarımadası) é uma subpenínsula que constitui a parte oriental da península da Crimeia.

É banhada ao norte, pelo mar de Azov, pelo mar Negro ao sul e pelo estreito de Kerch, a leste.[2]

Com área de aproximadamente 3000 km², a península de Kerch tem 90 km de comprimento, de oeste a leste, com uma largura que varia de 17 km - no istmo de Ak-Monay ou Parapach, que a conecta ao restante da península da Crimeia - a até 50 km. [2] O estreito de Kerch a separa da península de Taman, no krai de Krasnodar (Rússia), à qual foi ligada, em 2018, pela ponte da Crimeia, construída pela Rússia, após a anexação da Crimeia à Federação Russa, em 2014.

No plano administrativo, a jurisdição sobre a península de Kerch é compartilhada entre a municipalidade de Kerch e o raion de Lenin, um dos 14 distritos da República da Crimeia.

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês, cujo título é «Péninsule de Kertch».

Referências

  1. Enciclopédia brasileira mérito. 16. [S.l.]: Editora Mérito S. A. 1967. p. 392; 398 
  2. a b Kerch Peninsula. Internet Encyclopedia of Ukraine

Ligações externas[editar | editar código-fonte]