Pentágono (grupo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pentágono
Informação geral
Origem São Paulo, SP
País  Brasil
Gênero(s) Rap
Hip hop alternativo
Reggae
Período em atividade 2001 - Presente
Gravadora(s) Time do Loko
(indie)
Influência(s) Racionais MC's
Wu Tang Clan
Mos Def
Sabotage
MC Marechal
Kanye West
Jay-Z
Kamau
Página oficial Pentágono5.com.br
Integrantes Apolo
Massao
Dodiman
Paulo M. Sário
DJ Kiko
Ex-integrantes Rael da Rima

Pentágono é um grupo de rap com origem em São Paulo.[1] Desde que foi criado, lançou 4 trabalhos. O nome "Pentágono" se deve a união dos cinco integrantes: Rael da Rima, Apolo, Massao, Dodiman, Paulo M. Sário e DJ Kiko.[2]

História[editar | editar código-fonte]

O Pentágono surgiu em 2001 com a formação de 5 MCs e 1 DJ: Rael da Rima, Apolo, Massao, Dodiman, Paulo M. Sário e DJ Kiko. Em 2004, concorreu no Video Music Brasil 2004 na categoria melhor videoclipe de rap com "Na Moral". Ainda em relação a MTV, o grupo foi o único de rap a possuir um blog no site da emissora.[3] Esta canção, "Na Moral", esteve presente no primeiro álbum do grupo, intitulado Microfonicamente Dizendo, lançado em 2004 e vencedor do prêmio Hip-Hop Top.[4] Isto fez com que o grupo fosse indicado na categoria "Revelação" do Prêmio Hutúz do mesmo ano, mas o prêmio foi vencido por Cabal.[5]

Pentágono também foi indicado como as "maiores revelações da década" no Hutúz.[6] Em 2008, a banda lançou seu segundo trabalho, o álbum Natural, que mescla o rap com pop e reggae.[7] Junto com ele foi lançado um single, "É o Moio", que também obteve videoclipe, executado nas rádios e na MTV.[4] Em outubro do mesmo ano, o Pentágono se apresentou na França, divulgando seu mais novo trabalho.[8]

O grupo anunciou o encerramento dos seus trabalhos em um show no dia 17 de Outubro de 2013. Cada integrante do "Time do Loko" seguiu carreira solo ou conseguiram novas parcerias.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "PENTAGONO Brasil - Time do Loko". www.pentagono5.com.br. Consult. 22 de Maio de 2010. 
  2. "Pentágono – O RAP ALÉM DO RAP ". www.rapnacional.com.br. Consult. 22 de Maio de 2010.  Texto " Portal Rap Nacional 2010 " ignorado (Ajuda)
  3. "Pentagono". mtv.uol.com.br. Consult. 22 de Maio de 2010.  Texto " MTV Brasil " ignorado (Ajuda)
  4. a b "PENTAGONO em Música do MySpace – Transmissão gratuita de MP3s, Fotos & Vídeos". myspace.com. Consult. 22 de Maio de 2010. 
  5. "Da Guedes e Racionais MCs levam prêmios Hutúz 2004 - 12/11/2004 - UOL Música". musica.uol.com.br. Consult. 22 de Maio de 2010. 
  6. ".:. HUTÚZ 10 ANOS .:.". webcache.googleusercontent.com. Consult. 22 de Maio de 2010. 
  7. "Pentágono tempera seu Rap com reggae e pop". www.noticiario-periferico.com. Consult. 22 de Maio de 2010.  Texto " Noticiário Periférico " ignorado (Ajuda)
  8. "Veja turnê exclusiva do grupo Pentágono na França". mtv.uol.com.br. Consult. 22 de Maio de 2010.  Texto " MTV Brasil " ignorado (Ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]