Pentadiplandra brazzeana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pentadiplandraceae)
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaPentadiplandraceae
Pentadiplandra
Pentadiplandra brazzeana
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: Angiosperms
Clado: Eudicots
Clado: Rosids
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Brassicales
Família: Pentadiplandraceae
Hutch. & Dalziel[1]
Género: Pentadiplandra
Espécie: P. brazzeana
Nome binomial
Pentadiplandra brazzeana
Baill.
Sinónimos[2]

Pentadiplandraceae é uma família de plantas com flor pertencente à ordem das Brassicales. O grupo é um táxon monotípico que contém apenas o género Pentadiplandra, que é por sua vez monotípico, integrando apenas a espécie Pentadiplandra brazzeana, uma planta arbustiva originária das regiões tropicais da África Ocidental.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A espécie foi descrita em 1985 por Marcel Hladik e Anette Hladik, investigadores do Museu Nacional de História Natural de Paris (em francês: Muséum national d'histoire naturelle), que a redescobriram quando estudavam os hábitos alimentares dos hominídeos (Hominoidea) no Gabão.[3] Nesse estudo assinalaram a presença de um potente edulcorante natural nas bagas da planta, o que despertou forte interesse na comunidade científica.

A espécie ocorre no Gabão e nos Camarões, República Centro Africana, Nigéria, Zaire e norte de Angola,[4] onde o fruto é consumido desde tempo imemorial pelas populações indígenas e pelos grandes macacos. Os frutos da planta são doces em extremo, ao ponto de terem merecido o nome comum de "oubli" (francês para "esquecimento") no Gabão, porque o seu sabor ajudaria as crianças a esquecer o leite materno,[3] pois quando o comem desinteressam-se de ver as suas mães.[5]

O poder edulcorante do fruto deve-se à presença de duas proteínas de sabor muito doce, pentadina (descoberta em 1989)[6] e brazzeina (descoberta em 1994).[7] A brazzeina é 2000 vezes mais doce que o açúcar comum e tem baixo valor calórico.

Notas

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]