Pentesileia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pentesiléia)
Pentesileia (1862)
Por Gabriel-Vital Dubray (1813-1892). Fachada leste do Cour Carrée no Palácio do Louvre, Paris

Na mitologia grega, Pentesileia foi uma rainha amazona, filha de Ares e Otrera, e irmã de Hipólita, Antíopa e Melanipe. O Pseudo-Apolodoro diz como Pentesileia entrou na Guerra de Troia: Pentesileia e sua irmã Hipólita estavam caçando quando aquela acidentalmente matou Hipólita com sua lança. O acidente causou tanta dor em Pentesileia que ela tinha vontade de morrer, mas como uma guerreira amazona tinha que fazê-lo em batalha. Dessa forma ela foi facilmente convencida a entrar na Guerra de Troia.

Pentesileia nos poemas[editar | editar código-fonte]

Alguns escritos narram a entrada de Pentesileia na Guerra de Troia:

"Esses foram os jogos funerais de Heitor. E agora chegou uma Amazona, a grande filha do coração do homem — degolado Ares."

"Agora eles dizem que foi Pentesileia das Amazonas para ganhar distinção de bravura e que, para o futuro da corrida diminuída cada vez mais e, em seguida, perdeu toda a sua força, consequentemente, em tempos mais tarde, sempre que qualquer escritores recontar sua valentia, os homens consideram o histórias antigas sobre as Amazonas a serem contos fictícios ". (Diodoro Sículo, ii. 46).

Morte de Pentesileia[editar | editar código-fonte]

Segundo a maioria das histórias Pentesileia foi morta por Aquiles, que se apaixonou por ela após a morte da Amazona e matou Tersites por zombar dele.

Segundo a tragédia Pentesileia, de Heinrich von Kleist, que encontra-se traduzida para o português [1] por Roberto Machado e Robert Weisshaupt, foi Pentesileia quem matou Aquiles, e se matou logo após, pois eles se amaram.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Precedido por
Hipólita
Rainha das Amazonas
Sucedido por
Antianara