Peppino De Filippo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Peppino De Filippo
Liliana Bonfatti e De Filippo em Non è vero... ma ci credo
Nascimento 24 de agosto de 1903
Nápoles,  Itália
Morte 27 de janeiro de 1980 (76 anos)
Roma, Itália
Ocupação Ator

Giuseppe De Filippo, conhecido por Peppino De Filippo (Nápoles, 24 de agosto, 1903 - Roma, 27 de janeiro de 1980), foi um ator, comediante e dramaturgo italiano. É considerado como um dos maiores atores cómicos italianos da sua época. Ao lado de Totò participou em alguns dos maiores sucessos do cinema dos anos cinquenta e sessenta do século XX.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho ilegítimo do dramaturgo Eduardo Scarpetta e de Luisa De Filippo, irmão de Eduardo De Filippo e de Titina De Filippo, entrou pela primeira vez em palco aos seis anos de idade.

Depois de passar por várias companhias, formou com os irmãos a Compagnia Teatro Umoristico: i De Filippo, em 1931, tendo feito um extraordinário sucesso de público e de crítica, enchendo os teatros onde actuavam.

Mas em 1944 problemas com o irmão forçam-no a abandonar a companhia. Esta separação permite-lhe conseguir o seu próprio estilo como autor, distinguindo-o claramente de Eduardo. As comédias de Peppino são geralmente mais leves e brilhantes.

Peppino mostrará repetidamente a sua versatilidade como actor de teatro, cinema e televisão. A sua parceria com Totò granjeou grande sucesso, em filmes como , Totò, Peppino e la... malafemmina, Totò, Peppino e i fuorilegge e La banda degli onesti. Trabalhou também com Federico Fellini (Boccaccio 70) e com Alberto Lattuada.

Na televisão criou o famoso personagem Gaetano Pappagone, no programa "Canzonissima" (1966-67), entre muitos outros.

Casou três vezes e da sua primeira mulher, Adele Carloni, teve um filho, Luigi De Filippo, também um actor de sucesso.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  • Salvatore Tolino, Mostra storica permanente della Poesia, del Teatro e della Canzone Napoletana, Istituto Grafico Editoriale Italiano, 1999
  • Peppino De Filippo e la comicità nel Novecento, a cura di Pasquale Sabbatino e Giuseppina Scognamiglio, Napoli, Edizioni Scientifiche Italiane, 2005, ISBN 88-495-1058-6
  • Per Peppino De Filippo attore e autore, a cura di Pasquale Sabbatino e Giuseppina Scognamiglio, Napoli, Edizioni Scientifiche Italiane, 2010, ISBN 978-88-495-1792-7

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.