Pera de Satanás

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pera de Satanas é o nome por que ficaram célebres os selos falsos de 25 reis da emissão de D. Luís (frente) fabricados por Alfredo Alves Mendes, o pera de Satanás. São os únicos falsos postais portugueses que deram problemas tanto aos correios, como às nossas autoridades policiais de então.

História[editar | editar código-fonte]

Quando as emissões de relevo, impressas por um processo sofisticado e muito difícil de falsificar, mas de custo elevado de produção, foram abandonadas por razões económicas, passou-se quase exclusivamente, à impressão tipográfica dos selos postais: em 1876 saiu o primeiro selo tipografado português, de 2,5 reis, e em 1880 saiu a primeira emissão base estampada, D. Luís, de perfil. Poupava-se assim em custos, mas aumentava-se substancialmente o risco de imitações causadoras de potenciais graves prejuízos para os cofres públicos.

Foi o que veio a acontecer no ano de 1886, pela mão de Alfredo Alves Mendes. Com ajuda de um empregado da Casa da Moeda que conhecera na prisão, consegue os cunhos usados para a impressão dos selos currentes da emissão de D. Luís, de frente. Começou assim a produzir os selos de 25 réis desta emissão.

Os selos eram vendidos a firmas e as estabelecimentos a um preço inferior ao facial, usando como desculpa que haviam sido recebidos como meio de pagamento de uma pessoa em África, e que havia necessidade de os liquidar o mais rapidamente possível. O estratagema parece ter resultado, pois logo começaram a aparecer nos Correios cartas franquiadas com estes selos.

Neste entretanto deu-se pela falta de cunhos roubados na Casa da Moeda. Alertados os Correios, o seu Director-Geral, Guilhermino Augusto de Barros, apresentou o caso à polícia. Quando foi preso, foram encontrados 139.000 selos prontos a usar, isto para além dos que já estavam em circulação.

Diferenças em relação aos originais[editar | editar código-fonte]

Os selos falsos são fáceis de distinguir dos verdadeiros devido às diferenças de qualidade das imagens e do denteado, que pode nalguns casos ter sido feito com uma máquina de costura.