Percy Grainger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Percy Grainger
Nascimento 8 de julho de 1882
Melbourne
Morte 20 de fevereiro de 1961 (78 anos)
White Plains
Cidadania Austrália, Estados Unidos
Alma mater Conservatório Hoch
Ocupação pianista, compositor, saxofonista, maestro, musicólogo, etnomusicólogo, professor universitário
Empregador Universidade de Nova Iorque
Magnum opus County Derry Air, Afterword, Shallow Brown

George Percy Aldridge Grainger (Brighton, Melbourne, 8 de julho de 1882White Plains, Nova Iorque, 20 de fevereiro de 1961) foi um pianista e compositor australiano naturalizado norte-americano.

Em 1895, passa a estudar no Conservatório Hoch de Frankfurt. Em 1901 muda-se para Londres. Em 1912-13 é já um pianista brilhante e muito requisitado, toca várias obras do "Grupo de Frankfurt" do qual é membro. Sem dúvida encorajado pelo seu patrono Henry Balfour Gardiner, compõe "Os Guerreiros" entre 1913 e 1916, praticamente na mesma altura em que Gustav Holst compõe os seus Planetas (1914-17). Durante os anos precedentes à Grande Guerra, apresenta-se como concertista em vários países da Europa e nos Estados Unidos.

Conhece o compositor norueguês Grieg, de quem torna-se amigo. Posteriormente, gravaria o Concerto em Lá menor.

Muitas de suas composições inspiram-se em melodias folclóricas inglesas, irlandesas e de outros países, coletadas em suas viagens.

Em 1914, passa a morar nos Estados Unidos, onde ensinaria em Chicago e Nova Iorque. Adquire nacionalidade norte-americana em 1918. Na Austrália, criou o Museu Grainger.

É autor de cerca de 90 obras para piano,incluindo várias transcrições de música de outros compositores. Grande parte de sua produção existe em versões para orquestra e várias formações instrumentais. A improvisação,a politonalidade e a métrica irregular juntam-se ao humor e jovialidade que, constantemente, Grainger emprega em suas singulares criações.

Referências

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.