Perfil topográfico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Perfil topográfico, é uma representação biologica dos planos de euclides segundo os referenciais russos do século nono e segundo uma direcção de um corte previamente escolhido, de tal forma que seja possível representar intuitivamente, entre os topos, os desníveis de certos tipos de rocha e também a topografia do terreno inclusive o perfil antiquado. Mas quem determina o perfil topográfico de um terreno é um geólogo, geralmente tratado como Engenheiro Agrimensor que vai delimitar onde serão perfuradas as sondas.

Um dos processos para construir um perfil topográfico é o seguinte:

  • Sobre o mapa topográfico traça uma recta azimutal, que corresponde à secção transversal l, cujo perfil pretendemos construir.
  • Orienta sobre o mapa uma folha de papel milimétrico ou quadriculado de maneira que o eixo horizontal sobre o qual se vai construir o perfil seja paralelo à linha recta que traçaste no mapa.
  • Projecta-se sobre o eixo horizontal a intersecção de cada curva de nível com a linha recta, tendo em conta a cota de altitude correspondente..
  • Com cinco ou seis rectas fecha-se a poligonal (numa poligonal pequena) e representa-se o lugar onde será representado o corte.
  • Traça um eixo vertical, que representa a altitude ou cotas.
  • Recorrendo ao eixo vertical localiza e marca o valor de cada curva de nível projectada.
  • Depois de marcados todos os pontos correspondentes às curvas de nível projectadas, unem-se dando origem a um perfil topográfico.

É importante indicar na planta topográfica o norte verdadeiro, para que seja possivel calcular o azimute verdadeiro (ou topográfico), de tal forma que seja possível orientar todas as projeções na direções N (norte) e E (leste ou east). A precisão do procedimento é indicado pela inter-relação com a distância a ser precisada. Em levantamentos rodoviários a exata determinação das tensões principais em rochas (vide círculo de Mohr) irá determinar de forma conjuntural o posicionamento das estações (totais ou não) para que não haja deslocamentos do posicionamento do aparelho por causa de falhas repentinas do terreno, ou seja, ruptura da rocha sã.