Periquito-arco-íris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPeriquito-arco-íris
Trichoglossus haematodus -Tanganyika Wildlife Park-8a.jpg
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Trichoglossus
Espécie: T. haematodus
Nome binomial
Trichoglossus haematodus
(Linnaeus, 1771)

O periquito-arco-íris (nome científico: Trichoglossus haematodus) é uma espécie de ave da família Psittacidae, que é encontrada na Austrália, Indonésia, Ilhas Salomão, Nova Caledônia, Vanuatu e Papua Nova Guiné. A espécie possui um padrão de cor completamente diferente de outras espécies, tendo as penas das cores do arco-íris, o que dá origem ao seu nome. São aves bastante ativas, podendo ser encontradas em bosques, florestas tropicais e áreas urbanas arborizadas. Se alimentam de frutas, sementes, insetos e néctar, e para isso possuem uma língua especializada que é revestida por pelos. Costumam fazer um enorme barulho durante o voo, e durante a época reprodutiva, as fêmeas depositam e chocam seus ovos em buracos em madeira em decomposição. Após o nascimento da ninhada, os machos ficam responsáveis pela alimentação.[1][2]

Referências

  1. Ananda Porto (10 de abril de 2018). «Periquito-arco-íris tem língua adaptada para se alimentar de néctar». G1. Consultado em 10 de abril de 2018. 
  2. «Trichoglossus haematodus (Coconut Lorikeet, Rainbow Lorikeet)» (em inglês). IUCN Red List. Consultado em 10 de abril de 2018. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Periquito-arco-íris
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.