Perrie Edwards

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde abril de 2017)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Perrie Edwards
Edwards em 2015
Informação geral
Nome completo Perrie Louise Edwards
Também conhecido(a) como Pez, Pezza
Nascimento 10 de julho de 1993 (24 anos)
Local de nascimento South Shields, Tyne and Wear
Nacionalidade Reino Unido britânica
Gênero(s) Pop
pop rock
Dance-pop
R&B
Ocupação(ões) Cantora e compositora
Instrumento(s) Vocal, Violão, Piano, Bateria
Extensão vocal Soprano
Período em atividade 2011—presente
Outras ocupações modelo, escritora e multi-instrumentista
Gravadora(s) Syco Music, Columbia Records
Afiliação(ões) Little Mix
Influência(s) Steve Perry, Michael Jackson
Página oficial Pagina Oficial
Firma de Perrie Edwards

Perrie Louise Edwards[1] (South Shields, Tyne and Wear, 10 de julho de 1993), [2] mais conhecida somente como Perrie Edwards, é uma cantora, compositora, modelo, escritora, filantropa, produtora executiva e multi-instrumentista britânica. Notória por ser integrante do grupo pop inglês Little Mix. Perrie deu início à carreira após participar da oitava temporada do talent show The X Factor. Em 2015, a cantora foi eleita pela revista Fabulous, um "anexo" do jornal The Sun como "A Mulher do Ano".[3]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Edwards nasceu em South Shields, Tyne and Wear, numa família de ascendência escocesa e irlandesa. É a filha do meio do músico Alexander Edwards e filha mais nova de Deborah Duffy, uma ex-cantora que agora trabalha como professora. Seus pais a nomearam de Perrie em homenagem ao músico Steve Perry. Tem um irmão mais velho chamado Jonnie e uma meia-irmã mais nova chamada Caitlin. [4]Sua mãe e seu padrasto, Mark, que eram casados desde que Perrie tinha quatro anos, se separaram durante as filmagens do X Factor. Edwards se graduou na St. Peter and Paul RC Primary School, em South Shields, e na Escola Comunitária South Shields's Mortimer, onde estudou por cinco anos, além de fazer inúmeras apresentações;[5] ela estava prestes a começar a estudar artes, mas sua mãe insistiu que ela deveria fazer a audição para o programa.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2011: Início de carreira e Little Mix[editar | editar código-fonte]

Ver também: Little Mix

Perrie ganhou fama internacional ao ter feito com sucesso audição como um artista solo individual para a oitava temporada de The X Factor com a música de Alanis Morissette, "You Oughta Know". Ela não conseguiu passar no bootcamp e, semelhante às temporadas anteriores, foi colocada em um grupo com outros concorrentes que também haviam sido rejeitados. Perrie e Jesy foram colocadas em um grupo de dois membros chamado Faux Pas, mas elas não conseguiram chegar às casas dos juízes. A juíza Kelly Rowland decidiu colocar Edwards, Nelson, Thirlwall e Pinnock junto fazer um quarteto fixo chamada Rhythmix, e colocá-los embora para as casas de juízes, em seguida, os shows ao vivo. Devido a dificuldades com uma organização com o mesmo nome, a banda foi renomeada Little Mix.

Elas foram o primeiro grupo único grupo de garotas a ganhar o The X Factor. Seu single de estreia "Wings" foi um hit no Reino Unido e seu segundo número #1, e seu álbum de estreia, intitulado DNA, foi um álbum top 5 nos EUA. Seu segundo álbum de estúdio Salute viu-as alcançar mais sucesso mundial quando foi lançado em novembro de 2013. A banda lançou seu terceiro álbum Get Weird em novembro de 2015 e tinha como objetivo fazê-lo como seu álbum de mais sucesso. O primeiro single, "Black Magic" foi lançado em 21 de maio de 2015, e tornou-se uma de suas canções mais bem sucedidas. O segundo single "Love Me Like You" foi lançado em 25 de setembro de 2015 e o terceiro single "Secret Love Song"[6][7] foi lançado em 3 de janeiro de 2016, com vocais convidados adicionais de Jason Derulo. Seu quarto  single foi o hit "Hair", com o rap convidado Sean Paul. A banda embarcou na turnê The Get Weird Tour em março de 2016, que se tornou a turnê mais bem sucedida do grupo.

Little Mix é o único grupo de garotas do Reino Unido a ter seus três primeiros álbuns debut no top quinze do Billboard 200, bem como o primeiro grupo de garotas a ter seus primeiros três álbuns de estreia no top quinze do Billboard 200. Little Mix lançou seu quarto álbum, Glory Days, em 18 de novembro de 2016. O single principal, Shout Out To My Ex, foi um hit no Reino Unido #1 e um hit top 5 mundial. Outros singles anunciados para o quarto álbum foram Touch, No More Sad Songs e Power.

Características musicais[editar | editar código-fonte]

Influências[editar | editar código-fonte]

Nascida em um família onde todos praticamente cantam e se influenciam pelo rock clássico, seu nome de nascimento foi inspirado no cantor Steve Perry da banda norte-americana Journey (1977-1998). Edwards cita Whitney Houston, Christina Aguilera e Michael Jackson como suas maiores influências musicais.[8]

Voz[editar | editar código-fonte]

Edwards durante a The Get Weird Tour em 2016.

Edwards é classificada como uma soprano spinto lírico de quatro oitavas e três notas regulares carregando por fim só 1 semi tom. A cantora por parte tende a usar mais sua voz de cabeça do que os falsetes, sons mais agudos ou mais graves que os da sua faixa de frequência acústica natural. Sendo suas notas mais altas tendem a aquecer um suporte único em apresentações ao vivo. Seu limite de extensão vocal é quase imperceptível. Seu registro baixo é sustentado desde G#3 até C#3 enquanto suas notas de peito são acima do B4 até Bb5, carregando um conjunto de 4 oitavas regulares e três notas dando por fim à voz de cabeça um registro do A5 e E7. Ao todo a cantora estabelece uma extensão vocal que vai do C#3, Bb5 e E7. Depois da remoção de suas amídalas no final de 2012, a cantora surgiu com um tom mais "aberto" e menos pesado e dramático do que antes em suas apresentações do The X Factor e depois do primeiro álbum DNA.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Little Mix

Créditos de composição[editar | editar código-fonte]

Ano Título Artista Álbum Notas
2012 "Wings"[9] Little Mix DNA Co-compositor
"DNA"[10]
"Stereo Soldier"
"How Ya Doin'?"
"Going Nowhere"
"Case Closed"
2013 "Salute"[11] Salute
"Move"
"Little Me"[12]
"Nothing Feels Like You"
"Competition"[13]
"These Four Walls"
"About The Boy"
"Good Enough"
"A Different Beat"
"They Just Don't Know You"
"Stand Down"
2014 "Pretty Girls[14] Britney Spears single
2015 "Grown"[15] "Little Mix" Get Weird
"I Love You"[16]
"OMG"[17]
"Lightning"
"I Won't"
"Clued Up"[18]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

 Turnês[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Names of Little Mix». Maximum Pop!. Consultado em 2 de abril de 2017 
  2. «Happy Birthday Perrie Edwards! Here's your best party looks…». Sugarscape. 30 de novembro de 2011. Consultado em 2 de abril de 2017 
  3. «Perrie Edwards é eleita a mulher do ano por revista». E! Online (Br). Consultado em 3 de abril de 2017 
  4. Heat (2011). «Little Mix». Bauer London Lifestyle. Consultado em 2 de abril de 2017 
  5. Lawson, Ruth. «Teachers back X Factor's Jade and Perrie». Chronicle Live. Consultado em 2 de abril de 2017 
  6. «Little Mix Announce New Single 'Secret Love Song' With Performance With Jason Derulo! | jason derulo little mix secret love song capital jbb 11 - Photo». Just Jared Jr (em inglês). Consultado em 7 de julho de 2017 
  7. «Little Mix & Jason Derulo Perform 'Secret Love Song' Together for the First Time: Watch». Billboard 
  8. Graves, Shahlin (1 de dezembro de 2012). «Interview: Little Mix's Perrie Edwards on their debut album, 'DNA'.». Coup De Main Magazine (em inglês) 
  9. «Little Mix - Wings Lyrics». MetroLyrics. Consultado em 25 de fevereiro de 2016 
  10. «Little Mix - DNA Lyrics». MetroLyrics. Consultado em 25 de fevereiro de 2016 
  11. «Little Mix - Salute Lyrics». MetroLyrics. Consultado em 25 de fevereiro de 2016 
  12. «Little Mix - Little Me Lyric». MetroLyrics. Consultado em 25 de fevereiro de 2016 
  13. «Little Mix - Competition Lyrics». MetroLyrics. Consultado em 25 de fevereiro de 2016 
  14. «Girl power: X Factor winners Little Mix write new Britney Spears single Pretty Girls». metro.co.uk. Consultado em 25 de fevereiro de 2016 
  15. «Little Mix- Grown Lyrics». MetroLyrics. Consultado em 25 de fevereiro de 2016 
  16. «Little Mix - I Love You Lyrics». MetroLyrics. Consultado em 25 de fevereiro de 2016 
  17. «Little Mix - OMG Lyrics». MetroLyrics. Consultado em 25 de fevereiro de 2016 
  18. «Little Mix - Clued Up». www.metrolyrics.com. Novembro de 2015. Consultado em 25 de fevereiro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]