Personal Shopper

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Cinema.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Este artigo está para revisão desde janeiro de 2018.

Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, cine e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Personal Shopper
Personal Shopper (PT/BR)
 França
 Bélgica
 Alemanha
 República Checa

2016 •  cor •  110 min 
Direção Olivier Assayas
Produção Charles Gillibert
Roteiro Olivier Assayas
Elenco Kristen Stewart
Lars Eidinger
Sigrid Bouaziz
Anders Danielsen Lie
Ty Olwin
Hammou Graia
Nora von Waldstatten
Benjamin Biglay
Audrey Bonnet
Gênero filme de suspense
Companhia(s) produtora(s) CG Cinéma
Vortex Sutra
Detailfilm
Sirena Film
Arte France Cinéma
Arte Deutschland/WDR
Distribuição Les Films du Losange
IFC Films
Universal Pictures
Idioma língua inglesa
Orçamento $5,6 milhões[necessário esclarecer]
Página no IMDb (em inglês)

Personal Shopper[1][2] (em francês: Personal Shopper é um thriller psicológico teuto-belgo-checo-francês de 2016, escrito e dirigido por Olivier Assayas e estrelado por Kristen Stewart. Foi selecionado para concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2016[3]. Em Cannes, Assayas dividiu o prêmio de Melhor diretor com Cristian Mungiu[4].

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2015, foi anunciado que Olivier Assayas estaria dirigindo o filme, a partir de um roteiro que ele escreveu, com Kristen Stewart estrelando[5]. Charles Gillibert produziu o filme sob sua bandeira CG Cinema. Em outubro de 2015, foi revelado que Sigrid Bouaziz, Lars Eidinger, Anders Danielsen Lie, e Nora von Waldstätten também tinham sido escalados para o filme[6]. Em novembro de 2015, Ty Olwin se juntou ao elenco, assumindo o papel de Ty, o namorado de Maureen[7].

Filmagens[editar | editar código-fonte]

O filme começou a ser gravado em 27 de outubro de 2015, em Paris, França, durante duas semanas, antes de ir para Praga, Londres e Omã[6].

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O filme teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Cannes em 17 de maio de 2016, onde ele competiu para a Palme d'Or. O filme será distribuído pela Les Films du Losange na França, e IFC Films nos Estados Unidos[8]. Universal Pictures também vai distribuir o filme internacionalmente[9]. Além disso o filme está sendo exibido em diversos festivais pelo mundo, foi exibido no festival de cinema de Toronto[10] e terá sua estreia americana no 54 New York Film Festival[11].

Recepção[editar | editar código-fonte]

Personal Shopper recebeu críticas mistas dos críticos de cinema. O filme possui uma classificação de 64% de aprovação no site de revisão no Rotten Tomatoes, com base em 45 comentários, com uma classificação de 67% na audiência. No Metacritic, o filme mantém uma classificação de 67 de 100, com base em 11 críticos, indicando "avaliações favoráveis". O filme foi vaiado em sua triagem inicial no Festival de Cannes por um pequeno grupo de jornalistas. Mas na sua estreia oficial, o filme teve uma ovação de 4 minutos e meio[12].

Referências

  1. Personal Shopper (em português) no AdoroCinema (Brasil)
  2. Personal Shopper (em português) no CineCartaz (Portugal)
  3. «2016 Cannes Film Festival Announces Lineup, Including New Films From Steven Spielberg, Jodie Foster and Many More». IndieWire. 14 de abril de 2016. Consultado em 17 de setembro de 2016. 
  4. «Ken Loach's 'I, Daniel Blake' Takes Palme D'Or; Director Joins Double-Winners Club – Cannes» (em inglês). 22 de maio de 2016. Consultado em 17 de setembro de 2016. 
  5. «Cannes: Kristen Stewart to Star in Ghost Story 'Personal Shopper' for Olivier Assayas (EXCLUSIVE)» (em inglês). 15 de maio de 2015. Consultado em 17 de setembro de 2016. 
  6. a b «Olivier Assayas, Kristen Stewart reunite on set of 'Personal Shopper'». Consultado em 17 de setembro de 2016. 
  7. «Olwin lands first film role in an international feature | Chicago film, commercials, advertising, video, production, post, tech news from ReelChicago.com». www.reelchicago.com. Consultado em 17 de setembro de 2016. 
  8. «Berlin: Kristen Stewart's 'Shopper' Tops MK2 Sales Deals» (em inglês). 14 de fevereiro de 2016. Consultado em 17 de setembro de 2016. 
  9. «Universal Picks Up Kristen Stewart's 'Personal Shopper' in Multiple Territories» (em inglês). 6 de junho de 2016. Consultado em 17 de setembro de 2016. 
  10. «Personal Shopper». www.tiff.net. Consultado em 17 de setembro de 2016. 
  11. «New York Film Festival Reveals Main Slate of 2016 Titles | IndieWire». www.indiewire.com. Consultado em 17 de setembro de 2016. 
  12. «Cannes: Após vaias da crítica, filme de Kristen Stewart é aplaudíssimo pelo público». 20 de maio de 2016. Consultado em 17 de setembro de 2016.