Pescoço pelado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um galo de pescoço pelado com um peru doméstico em segundo plano
Galinhas de pescoço pelado francês na Itália

Pescoço pelado ou pescoço nú é uma raça de galinha que é naturalmente desprovida de penas no pescoço. A raça também é chamada de pescoço pelado da Transilvânia, bem como Turken. Natural da Europa Central, se originou na Hungria e foi amplamente desenvolvida na Alemanha. O nome "Turken" surgiu da idéia equivocada de que a ave era um híbrido de um frango e do peru doméstico. As aves de pescoços nus são bastante comuns na Europa atual, mas são raras na América do Norte. O traço de um pescoço nu é um dominante controlado por um gene e é bastante fácil de introduzir em outras raças[1] .

Existem outras raças de frango de pescoço pelado, como o pescoço pelado francês ou Label Rouge (tal como é conhecida no Brasil), que é muitas vezes confundido com o da Transilvânia. Esta espécie foi desenvolvida na França na década de 1980, para substituir o faisão com objetivo de evitar sua caça; logo sendo introduzida no Brasil e rapidamente se popularizando no país devido as suas características rústicas e versáteis.


Referências

  1. Turken Oklahoma State University Breeds of Live Stock
  • Graham, Chris. Choosing and Keeping Chickens. 2-4 Heron Quays London E14 4JP: Octopus Publishing, 2006. ISBN 9780793806010
  • Rossier, Jay. Living with Chickens. Guilford, Connecticut: The Lyons Press, 2002. ISBN 1-59228-013-7

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]