Pescoço pelado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um galo de pescoço pelado com um peru doméstico em segundo plano
Galinhas de pescoço pelado francês na Itália

Pescoço pelado ou pescoço nu é uma raça de galinha que é naturalmente desprovida de penas no pescoço. A raça também é chamada de pescoço pelado da Transilvânia, bem como Turken. Natural da Europa Central, se originou na Hungria e foi amplamente desenvolvida na Alemanha. O nome "Turken" surgiu da idéia equivocada de que a ave era um híbrido de um frango e do peru doméstico. As aves de pescoços nus são bastante comuns na Europa atual, mas são raras na América do Norte. O traço de um pescoço nu é um dominante controlado por um gene e é bastante fácil de introduzir em outras raças[1].

Existem outras raças de frango de pescoço pelado, como o pescoço pelado francês ou Label Rouge (tal como é conhecida no Brasil), que é muitas vezes confundido com o da Transilvânia. Esta espécie foi desenvolvida na França na década de 1980, para substituir o faisão com objetivo de evitar sua caça; logo sendo introduzida no Brasil e rapidamente se popularizando no país devido as suas características rústicas e versáteis.

Características[editar | editar código-fonte]

Apesar de sua aparência altamente incomum, a raça não é particularmente conhecida como uma exposição de aves. Eles põe um número respeitável de ovos castanhos claro, e são considerados desejáveis para produção de carne. Eles são forrageiras e imunes a maioria das doenças. A raça também é resistente ao frio, apesar de sua falta de penas. Esta raça tem aproximadamente metade das penas de outras aves, tornando-o resistente ao clima quente e mais fácil de arrancar.

Variedades de cores reconhecidas são: preto, branco, cuco, lustre, vermelho e azul no Reino Unido[2] e preto, branco, lustre, e vermelho no Estados Unidos. [3] [4]


Referências

  1. Turken Oklahoma State University Breeds of Live Stock
  2. «raças> Galinhas> Pescoço Pelado Omlet Reino Unido.». raças. Omlet. Consultado em 18 de Agosto de 2016. 
  3. «Naked Neck (Turken) My Pet Chicken Breed Pages.». Naked Neck (Turken). myPetChicken. Consultado em 18 de Agosto de 2016. 
  4. «APA Recognized Breeds and Varieties as of January 1, 2012. American Poultry Association. Accessed August 2014.» (PDF). APA Recognized Breeds and Varieties. American Poultry Association. 01 de Janeiro de 2012. Consultado em 18 de Agosto de 2016. 
  • Graham, Chris (2006). Choosing and Keeping Chickens (2-4 Heron Quays London E14 4JP: Octopus Publishing). ISBN 9780793806010. 
  • Rossier, Jay (2002). Living with Chickens (Guilford, Connecticut: The Lyons Press). ISBN 1-59228-013-7. 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]